Formada Comissão que analisará saúde pública municipal
Formada Comissão que analisará saúde pública municipal
Com o objetivo de apurar quanto ao pagamento de salários de médicos que exercem suas funções junto à rede pública municipal, foi formada nesta segunda-feira, 2, a Comissão Parlamentar de Inquérito, em uma reunião com a participação das lideranças partidárias e blocos parlamentares, protocolados na secretaria da Câmara Municipal. Foram protocolados os blocos, sendo um formado por oito vereadores, com direito a três membros, de acordo com o Regimento Interno, obedecendo a proporcionalidade partidária, que indicaram Rafael Huhn (PT), Dulcinéia Costa (PV) e Ayrton Zorzi (PMDB). Os demais vereadores foram integrantes de blocos com duas pessoas, participando de sorteio para eleger os dois integrantes restantes, Hamilton Magalhães (PTB) e Adriano da Farmácia (PTN).
Na tarde da terça-feira, 3, uma nova reunião foi realizada para eleição dos cargos da CPI. O presidente eleito foi o vereador Rafael Huhn e a relatora Dulcinéia Costa. Na escolha do secretário, os vereadores Hamilton Magalhães e Adriano da Farmácia abdicaram da função, sendo que o vereador Ayrton Zorzi ocupou o cargo. Hamilton Magalhães e Adriano da Farmácia completaram a composição da CPI. A primeira reunião da CPI será na sexta-feira, 16h, na sala de Multimídia e será aberta ao público. De acordo com o presidente Rafael Huhn, o primeiro passo é organizar os trabalhos, de forma democrática, transparente, pautando uma metodologia que possa esclarecer as dúvidas da população. “Nós vamos conduzir os trabalhos de forma muito séria. As reuniões serão abertas, filmadas e a população e a imprensa poderão acompanhar cada passo da investigação. Cada ato da Comissão será votado pelos cinco membros, ou seja, nenhuma decisão poderá ser tomada de forma unilateral. Vamos utilizar do que a legislação nos permite para investigar os supostos ‘supersalários’ apresentados no requerimento”, explicou o presidente.
O Requerimento foi apresentado pelos vereadores Adriano da Farmácia (PTN), Braz Andrade (PPS), Dr. Paulo Valdir (PSL), Hamilton Magalhães (PTB) e Lilian Siqueira (PSDB), pedindo a criação e instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar o caso.
A CPI terá o prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos, e, sendo necessário e justificado, poderá ser prorrogada por igual período, nos termos do Regimento Interno.