Vereadores Mirins e Jovens têm palestra sobre Direitos Fundamentais

Data: 04/04/2014 | Autor: Ascom - CMPA | Categoria: Notícias da Câmara

Vereadores Mirins e Jovens têm palestra sobre Direitos Fundamentais

Nessa quinta-feira, 3, os vereadores mirins e jovens participaram da primeira atividade de preparação da Gincana do Saber. A Gincana é uma ação da Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho desenvolvida sempre no primeiro ano do mandato dos vereadores mirins e jovens.  Neste ano, o tema é: Direitos Fundamentais. Nessa jornada, a Escola do Legislativo conta com a parceria dos alunos do Mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM.  Na atividade desta quinta-feira, os jovens tiveram uma palestra com o Doutor Elias Kallás Filho, professor da Faculdade de Direito e um dos coordenadores do Mestrado.  Além da palestra, os estudantes também deram continuidade ao estudo do processo eleitoral, com a coordenadora da Escola  do Legislativo, Madu Macedo.

Com os vereadores mirins e jovens, Doutor Elias Kallás Filho abordou a importância de se entender os Direitos Fundamentais e desmistificar o assunto, que às vezes é deturpado pelo senso comum. “Nessa primeira aula o objetivo é transmitir uma visão geral sobre os Direitos Fundamentais com o objetivo inicial de quebrar aquela ideia de que os Direitos Fundamentais apenas são invocados para proteger quem comete o crime. Sempre vemos isso na mídia e não é a realidade. Precisamos compreender e mostrar aos jovens que os Direitos são importantes pelos benefícios que oferecem a nós, cidadãos honestos e cumpridores da Lei”, explica Kallás.

Direitos Fundamentais – tema da Gincana do Saber 2014 – são direitos que assistem todas as pessoas pelo simples fato de ser um ser humano, por isso, também chamados de Direitos Humanos, como direito à liberdade, à vida, ao trabalho, à moradia, por exemplo.

Todas as escolas que participam do projeto entram na competição de perguntas e respostas. Antes da atividade final, os estudantes têm diversas palestras, aulas e rodadas de discussões sobre o tema para que eles possam compreender melhor o assunto. No fim da atividade, dois representantes de cada escola participam do jogo que é avaliado por uma banca examinadora. Neste ano, a banca será composto pelos mestrandos do Direito. A final da Gincana vai acontecer entre setembro e outubro, no Plenário da Câmara.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias