Ex-vereadores mirins são selecionados para RAPS

Data: 13/02/2014 | Autor: Ascom - CMPA | Categoria: Notícias da Câmara

Ex-vereadores mirins são selecionados para RAPS

Atuante nas atividades de formação cidadã da Câmara de Pouso Alegre desde 2007 e atualmente estagiária da Câmara, Mônica Fonseca Franco acaba de ser selecionada como membro da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – uma rede nacional que trabalha a formação de novos líderes que tenham como base ideológica a sustentabilidade, independentemente de partidos políticos. Ao lado dela, mais um ex-vereador mirim da Câmara de Pouso Alegre compõe a lista de selecionados: Gustavo Lopes Pedroso. O processo de seleção contou com a inscrição de 752 pessoas em todo o país, sendo 171 inscritos diretamente para a RAPS Jovem.

Os pouso-alegrenses, que participaram ativamente das ações de formação política e cidadã da Câmara Municipal de Pouso Alegre através das ações da Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho, receberam a resposta do processo seletivo nessa terça-feira, 11. Gustavo Pedroso foi vereador mirim na primeira edição do projeto em 2006, quando representava o CIEM do bairro Fátima. Mônica Fonseca Franco também ex-aluna do CIEM ingressou na Câmara Mirim no ano seguinte, foi presidente e quando participou do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais atuou como coordenadora dos trabalhos após ser novamente eleita pelos colegas. Com o tempo, Mônica intensificou sua atuação na busca da formação cidadã, ingressou na Câmara Jovem e hoje continua trabalhando na área como estagiária da Escola do Legislativo, já que a jovem, atualmente, cursa Direito na Faculdade de Direito do Sul de Minas. Gustavo, hoje em dia, mora em Belo Horizonte onde estuda Administração Pública na Fundação João Pinheiro.

Ao conhecer a dinâmica da RAPS, Mônica se entusiasmou com a possibilidade de participar e se inscreveu na RAPS Jovem em janeiro por iniciativa da coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo. “O RAPS tem o objetivo de ampliar e fortalecer a prática dos jovens na experiência política e no exercício da cidadania e isso tudo é muito alinhado com a Escola do Legislativo. A minha experiência na Escola do Legislativo foi fundamental para o meu ingresso no RAPS. Sem o envolvimento na Câmara Mirim, Jovem, no Parlamento Jovem, eu não teria conseguido participar da seleção. Todo o aprendizado dentro da prática cidadã, dentro da política voltada para uma gestão inovadora e sustentável está na sustentação dos projetos da Escola. A Escola tem contribuído para que jovens como eu e como tantos outros tenham esse despertar para a política e para cidadania e ingressem em projetos que, hoje, contribuem para outros jovens em outras localidades também tenham essa oportunidade”, conta Mônica.

“Ver que o trabalho que nós desenvolvemos aqui na Câmara com tanta dedicação e esforço tem dado resultados tão importantes como esse é recompensador. Acreditamos muito no potencial dos nossos jovens e sabemos que a Mônica e o Gustavo têm muito a contribuir  na vida pública e irão aproveitar muito bem essa oportunidade. É muito bom saber que a semente que nós plantamos aqui na Escola do Legislativo está crescendo nesses jovens, que serão também multiplicadores dessa ideia”, comemora a coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo.

Segundo a RAPS, a primeira atividade com os jovens acontece em 26 de abril, será um Seminário de Apresentação e Integração em São Paulo. Ao longo do ano já estão marcados mais dois encontros de formação, em setembro e dezembro.

RAPS

É uma organização brasileira sem fins lucrativos, fundada em 2012 por pessoas interessadas em colaborar com a política sem, necessariamente, concorrer a cargos eletivos. Entre os objetivos da RAPS é contribuir para a melhoria do processo político e o aperfeiçoamento da democracia brasileira, formando lideranças que tenham como meta a sustentabilidade independentemente de partidos políticos, oferecendo treinamentos de alto nível.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias