Câmara realiza Seminário de Proteção Animal
Câmara realiza Seminário de Proteção Animal
Com o objetivo de promover uma nova abordagem para a proteção de animais domésticos, a Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou o 1º Seminário Regional de Proteção Animal “Entender para Proteger”, no último dia 28. O evento trouxe temas como a discussão das leis vigentes, a apresentação de alternativas para contornar os problemas de superpopulação, a utilização do manejo etológico a fim de promover o bem estar animal em canis municipais e abrigos, dentre outros.
Para o vereador Hélio da Van (PT), idealizador do Seminário, a região está carente de políticas públicas de defesa aos animais. Participaram do Seminário protetores, vereadores e representantes do Executivo das cidades de Inconfidentes, Cambuí, Jacutinga, Itajubá, Heliodora, Monte Sião, São Lourenço, Três Corações, Alfenas e Pouso Alegre. “Foi importante a presença também de gestores leigos no assunto para conhecerem um pouco sobre as leis de respeito aos animais e implantem centros de bem estar animal em seus municípios, assim como já acontece em Pouso Alegre”, salientou.
O evento teve início com a palestra “Particularidades da Proteção Animal”, do deputado Estadual de São Paulo, Feliciano Filho, responsável pela apresentação da lei que acabou com a matança indiscriminada de cães e gatos saudáveis nos Centros de Controle de Zoonoses, Canis Públicos e Congêneres de todo o estado. Durante o seminário, o deputado apresentou alguns de seus projetos e pediu a mobilização dos participantes para que leis semelhantes as suas possa ser aprovadas no Estado de Minas Gerais. Ao esclarecer as dúvidas dos participantes, Feliciano tocou em três pontos importantes: os municípios precisam criar coordenadorias de proteção animal vinculadas à Secretaria de Meio Ambiente ou qualquer outro departamento que não seja a saúde. Falou também do projeto de sua autoria sobre tração animal e defendeu o fim dos rodeios. “Defendo a realização de rodeios alternativos, onde não há maus tratos aos animais. Tenho um vídeo que mostra os bastidores de um rodeio e, afirmo, existe, sim, maus tratos”, completou.
O presidente da Arca Brasil, Marco Ciampi, falou sobre o tema “Medidas efetivas no controle e contenção da superpopulação animal”. A assessora parlamentar, Ângela Caruso e o protetor e diretor de Marketing da ONG Cão Sem Dono, Vicente Delfine trataram do tema “O preconceito da sociedade e os animais estigmatizados: os animais também envelhecem; a infelicidade de nascer pitbull; excluídos por não ter raça definida; superstições que afligem os gatos pretos”.
Durante o Seminário, o prefeito Agnaldo Perugini se comprometeu em enviar para o Legislativo, três projetos pela proteção animal: a criação de um Conselho Municipal de Proteção Animal; um projeto de identificação de animais e o projeto de tração animal.
Confira as fotos em:
http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157636054244926/