7ª Primavera dos Museus

Data: 24/09/2013 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

7ª Primavera dos Museus

Com vasta programação, Museu Tuany Toledo integra calendário nacional e deve receber até mil visitantes nesta semana

Entre os dias 23 e 29 de setembro de 2013, o Museu Histórico Municipal Tuany Toledo integra o calendário de eventos da 7ª Primavera de Museus. Nesse período, museus de todo o Brasil em parceria com o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus – promovem atividades em torno do mesmo tema: Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira. Em Pouso Alegre, a expectativa é receber cerca de mil visitantes no Museu durante toda a semana.

Em Pouso Alegre, a programação tem atividades especiais para discutir com estudantes e visitantes do Museu a influência da cultura afro-brasileira no país e, em especial, em Pouso Alegre. A programação é voltada aos públicos de todas as idades. Dentre as atividades estão: palestras com o historiador Jonatas Roque com exibição do documentário “Clube 28 de Setembro” e com Ms. Elizabete Espíndola; Oficina com Dr. José Roberto Gonçalves sobre as Leis 10.639 e 11.645, que incluem as temáticas “História e Cultura Afro-Brasileiras e Indígenas” no currículo oficial da rede de ensino. Para as crianças haverá contação de histórias e apresentação da peça “Quem roubou a boneca de pano?”.

Um dos pontos altos do evento é a discussão em torno do preconceito. Vão discutir o assunto durante na Mesa Redonda o advogado, Amauri Ludovido; a professora, Claire da Silva; o médico, Washington Luiz; a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Tereza Andrade; o presidente da Arnepa (Associação da Raça Negra de Pouso Alegre), Mário César; e o padre Dionísio. Com a mediação da jornalista Suzana Coutinho, os convidados vão repensar junto com a público se ainda há ou não preconceito contra os negros no Brasil e como o a população negra se vê hoje.

“Integrando a agenda anual do Ibram, a Primavera dos Museus acontece sempre no início da primavera e nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus. O objetivo do evento é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema. Com a programação especial, a Primavera dos Museus quer estimular a visitação da comunidade à instituição e ainda promover o debate sobre temas da atualidade” explica Mayke Riceli, agente cultural do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo.

7ª Primavera de Museus Brasil afora

Em todo o Brasil, mais de 880 museus vão participar do evento simultaneamente. O desafio do tema da 7ª Primavera dos Museus se afirma a partir da percepção das contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade. Ao pensar Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira, questiona-se a ampliação dos olhares e das atitudes para a eliminação dos preconceitos e das discriminações raciais; a geração de conhecimentos para a eliminação do desconhecido; a contribuição da preservação da memória para a musealização da cultura afro, seja ela material ou imaterial. Essa proposta está em sintonia com as ações da Década dos Povos Afrodescendentes (2012/2022), declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a qual o Ibram abraça dentro de suas políticas neste ano.

Em 2012, a 6ª Primavera dos Museus reuniu 800 instituições que desenvolveram 2,4 mil atividades. A Primavera dos Museus acontece anualmente desde 2007. Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

Conheça a programação completa e participe da Primavera dos Museus. Todas as atividades são abertas a toda população e gratuitas.

← Voltar para a lista de notícias