Grande Debate colabora com a formação cidadã dos estudantes
Grande Debate colabora com a formação cidadã dos estudantes
Nesta quinta-feira, os estudantes que participam dos projetos Câmara Mirim e Câmara Jovem se reuniram na Câmara Municipal para discutir os argumentos do Grande Debate. A atividade é uma proposta da Escola do Legislativo para colaborar com a formação de uma consciência participativa e crítica com os jovens.
Durante a atividade, os estudantes discutem os seguintes temas de relevância nacional como “Legalização do aborto”, “Gastos com a Copa do Mundo no Brasil” e “Redução da maioridade penal”. Para cada tema, há um grupo contra e outro a favor. Assim, os jovens poderão debater seus posicionamentos ao final da atividade, que acontece dia 02 de outubro.
Segundo a coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, a atividade favorece o debate e relacionamento interpessoal dos estudantes. “Através desses estudos que os jovens fazem, dentro de cada tema, eles têm a oportunidade de ter mais conhecimento sobre cada assunto, podendo até mudar de opinião. É muito interessante essa dinâmica porque eles podem criar o hábito de debater ideias, ouvir o outro, dialogar e também entender um pouco mais sobre cada tema”, explica a coordenadora.
A estudante Cecília Oliveira faz parte do grupo que defende os investimentos do Brasil na Copa do Mundo. Ela explica como investimentos trarão retorno ao país e a importância do Grande Debate. “O futebol faz parte da nossa cultura e os investimentos feitos para a Copa vão ficar no país após os jogos. O Grande Debate é uma oportunidade muito boa para conhecer melhor esse assunto, saber mais e ajuda muito a amadurecer nosso pensamento”, conta a estudante.
Já o estudante Jonathas Ramos Oliveira é contra os investimentos. Para ele, a atividade colabora muito com a sua formação como cidadão. “O Grande Debate abre um caminho, assim como a Câmara Mirim, Jovem e o Parlamento, abre um novo horizonte pra gente quando a gente pensa em política. Abre sua ideia para a cidadania, para ver que existe muito mais na atividade política, que não há só coisas negativas como algumas pensam. Se não fosse a política não haveria a escola que você estuda, saúde, educação, serviços públicos primários, entre outros”, argumenta Jonathas.
Veja como foram as discussões em cada grupo, nas fotos.
Acesse o Flikcr da Câmara:
http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157635494393817/
Ascom CMPA
13/09/2013