Academia Juvenil promove oficina de expressão corporal
Academia Juvenil promove oficina de expressão corporal
Se comunicar melhor e desenvolver novas habilidades – este é o objetivo das oficinas de expressão corporal. Nesta semana, a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho trouxe uma atividade inovadora aos estudantes que participam da Academia Juvenil de Letras: a oficina de Expressão Corporal.
Ministrada pela atriz e servidora da Câmara, Simone Leite, a atividade empolgou os jovens.
Durante a oficina, os acadêmicos participaram de jogos corporais e vocais. A idéia é fazer com que os jovens entendam como funciona a formação da voz para que eles possam falar com mais clareza e desinibição.
Com as atividades corporais, os acadêmicos também aprimoram sua consciência corporal, ao entender que o corpo também é uma ferramenta importante de comunicação. Para a estudante Yamila Bianchi, que também integra a Câmara Mirim, a oficina foi uma experiência importante. “Na oficina, a gente percebe que a vida hoje é tão corrida e que é muito importante se expressar melhor, se conhecer melhor”, explica a aluna da Escola Municipal Vasconcelos Costa.
Simone Leite tem licenciatura e bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais e especialização em Reeducação do Movimento; segundo ela é fundamental se trabalhar a expressão corporal com os jovens. “É importante que nos conheçamos nosso corpo para usar da melhor forma possível porque ele também é um veículo de comunicação humana. Você vai trabalhar pequenas consciências corporais no aluno do deslocamento de ossos, de músculos, todo o corpo será acionado para se produzir uma boa voz. É essa consciência que vai nos ajudar a ter uma comunicação mais clara, mais objetiva”, conclui.
Vereadores mirins e jovens ampliam discussões para Grande Debate
Os vereadores mirins e jovens continuam reunindo materiais para fortalecer as discussões do Grande Debate. Nesta quinta-feira, 5, os estudantes se reuniram na Câmara para avaliar quais posicionamentos vão tomar e se preparar para o final da atividade, que acontece dia 02 de outubro.
Os alunos estão divididos em seis grupos, que se manifestam favorável ou negativamente aos temas. Cada grupo é monitorado por integrantes da Câmara Universitária, que colaboram com as discussões, trazendo materiais e fomentando os argumentos elencados pelos jovens. A cada semana, os vereadores mirins e jovens intensificam os estudos do seu tema,
Os estudantes estão discutem os seguintes temas: “Legalização do aborto”, “Gastos com a Copa do Mundo no Brasil” e “Redução da maioridade penal”. Para cada tema há um grupo contra e outro a favor. O Grande Debate acontecerá no dia 02 de outubro, às 14h, no Plenário da Câmara.
Confira mais fotos das duas atividades em nosso Flickr:
http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157635412736358/
Ascom CMPA
06/09/2013