Câmara Mirim e Academia Juvenil encerram atividades do primeiro semestre
Câmara Mirim e Academia Juvenil encerram atividades do primeiro semestre
Na última semana, a Escola do Legislativo Prof. Rômulo Coelho encerrou o semestre de atividades da Câmara Mirim, Jovem e Universitária, que agora entram em recesso parlamentar. Para finalizar as atividades dos pequenos vereadores, a Escola do Legislativo iniciou a discussão sobre qual será o tema do Grande Debate deste ano, que deve começar em agosto, quando as atividades retornam.
Entre diversos assuntos de grande interesse social, político e cultural, os estudantes levantaram temas como legalização do aborto e gastos públicos para serem a base das discussões do Grande Debate. A atividade, que acontece anualmente, envolve todos os estudantes e incentiva os adolescentes a pensar sobre questões de interesse nacional, se posicionando contra ou a favor, debatendo ideias e, principalmente, ouvindo e respeitando as opiniões contrárias.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, avalia o primeiro semestre do ano como muito produtivo para Câmara Mirim, Jovem, Universitária, o Parlamento Jovem de Minas e a Academia. “O primeiro semestre teve muitos pontos positivos. Estamos sempre tentando colocar atividades novas e já discutimos quais serão os temas tratados no próximo semestre”, afirma.
Com o fim das atividades deste semestre, a vereadora jovem, Maria Alice Gonçalves Costa, também faz uma avaliação positiva. “O projeto incentiva os jovens que são leigos na questão política, a lutarem por seus direitos e poderem participar ativamente de conversas e debates”, afirma.
Academia Juvenil de Letras
As atividades da Academia Juvenil de Letras também foram finalizadas em grande estilo. A palestra do especialista em Políticas Ambientais, Leandro Alves, empolgou os acadêmicos. Durante a atividade, os estudantes pouso-alegrenses tiveram contato com a legislação ambiental em vigor no Brasil e ainda discutiram como seria possível reduzir a geração de resíduos. Um dos exemplos apontados por Leandro Alves foi a indústria eletrônica e de tecnologia, que se renova constantemente, fazendo com que os objetos se tornem ultrapassados, incentivando o consumo constante, mas sem apontar soluções para o descarte dos objetos antigos.
A acadêmica juvenil, Pâmela Lopes Carvalho, acredita que a Academia é uma oportunidade de enriquecimento pessoal e se diz satisfeita com as atividades deste semestre. “A Academia é extremamente importante, pios trabalha não só o lado escolar, como também a parte psicológica, humana e social dos alunos”, afirma.
A Escola do Legislativo está preparando novas atividades para os acadêmicos no segundo semestre. Entre as novidades, a integração entre o projeto e os profissionais de jornalismo da Câmara. A ideia é inserir os jovens na produção de conteúdo jornalístico para TV, rádio, impresso para que eles conheçam novas formas de produção de texto e as inúmeras variações literárias que também existem na área.
Confira as fotos:
http://www.flickr.com/photos/camaradepousoalegre/sets/72157634359787747/