Câmara Mirim e Jovem avaliam argumentos para Grande Debate

Data: 19/08/2013 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

Câmara Mirim e Jovem avaliam argumentos para Grande Debate

Na reunião da última quinta-feira, 15, os estudantes que compõem a Câmara Mirim e Jovem participaram de mais uma atividade ligada à dinâmica do Grande Debate. Os jovens se reuniram nos grupos de discussão para dividir as pesquisas feitas durante a semana e fundamentar melhor os argumentos apresentados para cada tema.

Os grupos que discutem o tema “Gastos com Copa do Mundo no Brasil” receberam a visita do jornalista e diretor da TV Câmara, Douglas Vieira, e do servidor da Câmara e bacharel em Direito, André Albuquerque. Os servidores passaram novas informações ao grupo e colaboraram com as discussões. “Expus questionamentos pertinentes ao tema com os estudantes que se posicionam contrariamente aos gastos com a Copa. Colaborei apresentando novos aspectos, mostrando o outro lado, pontos positivos e negativos. Participo dos grupos de discussão no Facebook e posso garantir que os estudantes estão muito preparados para o Grande Debate”, conta o diretor da TV Câmara, Douglas Vieira.

Jeniffer Rocha Chiarini faz parte do grupo contrário aos investimentos. “Nosso grupo é contra porque acreditamos que existem investimentos mais importantes a se fazer do que a Copa. Estamos pesquisando em sites do governo que apontam como os investimentos têm sido feitos e vamos apresentar isso em gráficos. A dinâmica do Grande Debate é fundamental. É muito importante ter um momento para expor nossas ideias. A gente aprende a ouvir a ideia do outro e expor as nossas”, explica a estudante do 9º ano.

Já a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Jady Gouveia Sampaio de Araújo, tem opinião diferente. Ela faz parte do grupo que é favorável aos investimentos da Copa do Mundo. Para a estudante, os investimentos públicos retornarão em benefício à população. “Nenhum investimento é perda, esse é o pensamento do nosso grupo. As pessoas têm o hábito de achar que, só porque há gastos, há desvio de verba; não é assim. É importante conhecer os investimentos, o Portal da Transparência, por exemplo, é uma ferramenta de transparência muito importante, onde o governo mostra como está sendo investido cada recurso. Nosso grupo está fundamentado nesses argumentos”, conclui Jady.

Além deste assunto, os estudantes também discutem os temas: “Legalização do aborto” e “Redução da maioridade penal”. Para cada tema há um grupo contra e outro a favor. O Grande Debate acontece no dia 2 de outubro.

Acadêmicos juvenis estudam vida dos mineiros Aleijadinho e Chica da Silva

Na última quinta-feira, os jovens escritores se reuniram para discutir com a professora de Literatura Gislaine Buose a vida e obra do ícone do Barroco Mineiro, Aleijadinho. Na atividade, a professora e os jovens desvendaram a diferença entre artistas e artífices.

Os estudantes ainda estudaram a história de vida de Chica da Silva, a escrava que se tornou senhora após viver com o rico contratador de diamantes, João Fernandes de Oliveira, com quem teve 13 filhos. Chica da Silva viveu entre 1732 e 1796, no Arraial do Tijuco, atual Diamantina. Por ser uma escrava alforriada que ganhou destaque na sociedade altamente escravocrata, Chica da Silva é motivo de várias lendas e mitos até hoje.

As reuniões da Academia Juvenil de Letras ocorrem toda quinta-feira, às 15h30 no Plenarinho da Câmara. As atividades são desenvolvidas com alunos da rede de ensino pública e particular de Pouso Alegre, porém todo cidadão pode participar.

← Voltar para a lista de notícias