Câmara recebe Associação Reciclanip para conhecer melhor descarte ecológico de pneus

Data: 13/03/2013 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

Câmara recebe Associação Reciclanip para conhecer melhor descarte ecológico de pneus

Na tarde desta quarta-feira, 13, os vereadores de Pouso Alegre receberam a Associação Reciclanip para apresentar aos legisladores os trabalhos de captação, coleta e destinação final que a Associação faz com pneus inservíveis, ou seja, pneus que já não têm mais utilidade e seriam jogados fora. O evento contou com mais de 20 representantes de empresas ligadas ao descarte de pneus, como transportadoras, mecânicas e borracharias, que puderam conhecer como é feita a destinação ecologicamente correta dos materiais. Também participaram do evento os vereadores da Casa e representantes da Prefeitura.

A intenção é construir em Pouso Alegre um posto de coleta de pneus velhos, retirando os materiais nocivos do meio ambiente, colaborando também com a saúde pública, já que, os pneus parados podem se transformar em focos de proliferação de larvas e mosquitos, como os da dengue. De acordo com Reciclanip, o convênio que poderá ser firmado com a Prefeitura não traz custos diretos ao município, já que a Associação faz a retira do material do posto de coleta gratuitamente. Em contrapartida, o município conveniado fica responsável por ceder um local para armazenar os pneus, fiscalizar a quantidade depositada e solicitar a coleta final, que é feita pela Reciclanip.

A proposta da apresentação partiu do vereador Nei Borracheiro, que entrou em contato com a Associação e já apresentou a ideia ao Executivo. “Nossa tentativa foi de trazer a ideia para Pouso Alegre para resolver esse problema tão grande, que é dar fim aos pneus usados. Esse é um problema no Brasil inteiro e a reciclagem é a única solução. Os resultados são muito bons para todos: Prefeitura, pessoas que trabalham com mecânicas, borracharias e também para o cidadão que, muitas vezes, não sabe o que fazer com os pneus velhos”, explica o vereador.

Segundo o assessor especial de Relações Públicas da Prefeitura de Pouso Alegre, Wellington Oliveira, a administração tem interesse em firmar a parceria. “Buscar soluções para os pneus inservíveis é uma proposta que vem justamente atender aos propósitos da atual Administração no cuidado e respeito com o meio ambiente e a gestão da saúde pública. Esta Legislatura está dando um grande exemplo ao sediar este encontro, iniciar essa conversa, unir Legislativo e Executivo em torno dessa questão. Respeitando as questões técnicas e a legislação, a prefeitura tem todo interesse em aderir”.

“O descarte dos pneus inservíveis é um problema sério, que envolve não só questões ambientais, mas também de saúde e sociais. A Administração está bastante interessada em desenvolver este trabalho. Conhecer o projeto da Associação está sendo uma ótima oportunidade”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, José Roberto Fernandes.

Para o gerente geral da Reciclanip, César Faccio, o mais importante é formar uma cultura de reciclagem para que empresários, consumidores e poder público possam, juntos, colaborar. “Precisamos criar e reforçar essa consciência ambiental sobre o descarte correto. Um pneu que iria para o lixo e ficaria poluindo por anos pode ser reutilizado, virando combustível para a indústria ou ser transformado em peças novamente úteis, como os tapetes de carros e até asfalto”, explica Faccio.

Associação Reciclanip

A Associação Nacional foi criada em 2007 como resultado de um projeto, que teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). A Anip é uma entidade que representa os fabricantes de pneus novos do Brasil e mantém o projeto de logística reversa para tentar atingir a meta de reciclar um pneu velho para cada novo pneu fabricado. As atividades da Reciclanip atendem à legislação ambiental brasileira e colaboram com o desenvolvimento sustentável. Hoje, já existem 726 pontos de coleta em todo o Brasil.

← Voltar para a lista de notícias