Audiência Pública debate transporte coletivo no município
Audiência Pública debate transporte coletivo no município
Espera nos pontos de ônibus dos Bairros mais distantes estão entre os problemas mais citados
A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Pouso Alegre realizou audiência pública para debater o transporte coletivo d
e Pouso Alegre. A reunião, realizada nesta quarta-feira (11), mostrou que a principal reclamação dos moradores diz respeito aos horários de ônibus em diversos Bairros, principalmente os mais distantes, como: Morumbi, Jatobá, Belo Horizonte, Faisqueira e Cidade Jardim.
Alguns moradores afirmaram que esperam cerca de uma hora e meia nos pontos de ônibus dos Bairros que não são muito próximos do centro da cidade. Outra reclamação é com relação ao uso de celular enquanto dirigem e a falta do uso de cinto de segurança pelo motorista de ônibus.
Falhas com a ausência de cobertura e sinalização nos pontos de ônibus também foram lembradas pelos moradores que participaram da audiência.
O Engenheiro da Copasa, Alexandre, disse que a Empresa envia ofício e email para as secretarias de Obras e Trânsito, a fim de informá-las sobre as obras que estão sendo executadas nas vias de circulação de transporte coletivo urbano. Ele informou, ainda, que nas ruas de maior movimento, as obras são realizadas nos finais de semana.
Represe
ntando os motoristas da Viação Princesa do Sul, José Carlos Reis Vilas Boas afirmou que o trânsito não está preparado para lidar com o crescimento populacional de Pouso Alegre, inclusive os Bairros mais distantes. “Antes dos ônibus começarem a circular, o centro da cidade está lotado com automóveis particulares, o que dificulta o trânsito”.
O secretário de Trânsito, Marco Aurélio, apresentou algumas imagens do projeto referente ao terminal de ônibus da Av. Duque de Caxias, que pretende tirar o estacionamento em 45 graus do local, para que se possa criar um terminal adequado. Marco Aurélio informou que a secretaria irá divulgar o itinerário dos ônibus participantes do programa de integração, que possibilitará que os usuários tenham um tempo para embarcar no mesmo ônibus sem pagar nova tarifa.
Ao final da reunião, o Presidente da Comissão, Hélio da Van, informou que dentro de 40 dias será realizada uma nova audiência pública para informar à população as medidas que serão tomadas, a fim de solucioanar os problemas informados pelos usuários de transporte público coletivo.
Moradores que se manifestaram durante a audiência pública: José Heraldo dos Santos (morador do Jatobá); Jane Mariane Rodrigues Arruda Silva e Verônica Gonçalves (moradoras do Morumbi); Djalma Gonçalves (Cidade Jar
dim); Vitor Rafael Mendes (morador do Fátima); Gisela Carla Rodrigues Ramos (Vila Beatriz); Isabel de Souza Fernandes e Irene Magnólia do Prado (moradoras do Faisqueira).
O diretor da Viação Princesa do Sul, Rogério Bertolucci, enviou um ofício, na semana passada, à Câmara Municipal de Pouso Alegre, informando que não poderia participar da audiência por conta de um compromisso na cidade de Juiz de Fora (MG).
Fazem parte da Comissão: Presidente, vereador Hélio da Van (PT); Relator, vereador Laércio Poteiro (PTB) e secretária, vereadora Rogéria Ferreira.
Participaram da reunião: O presidente da Câmara, vereador Oliveira Altair (DEM), e os vereadores, Dulcinéia Costa (PV), Fabrício Machado (PT), Frederico Coutinho (PSD) e Moacir Franco (PTB).
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
-Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara