Audiência Pública debate crimes e roubos em propriedades rurais

Data: 29/03/2012 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

Audiência Pública debate crimes e roubos em propriedades rurais

Comissão de Ordem Social realiza audiência com membros da comunidade e representantes de entidades

Dezenas de moradores da zona rural participaram da audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Pouso Alegre. A reunião, realizada pela Comissão de Ordem Social, teve como objetivo debater o combate ao crime e roubos que acontecem nas propriedades rurais do Município.

As principais reclamações dos moradores estavam relacionadas ao roubo de animais e equipamentos agrícolas, bem como invasão das propriedades rurais. Um morador sugeriu a instalação de uma patrulha rural nos bairros, a fim de que a comunidade possa ter mais tranquilidade.

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Antônio Mariano, ressaltou que não é possível, no momento, assumir um compromisso com a zona rural, devido a dificuldade que encontra em se manter presente em toda área afetada com roubos e invasões.

O representante da Polícia Militar, Major Robson, apresentou dados relativos aos Bairros com maior incidência de crimes registrados durante o ano de 2011, bem como furtos às residências e os responsáveis pelo policiamento nestas áreas. Também foram apresentados números referentes às ações preventivas, operações policiais, policiamento em eventos, averiguação de suspeitos e reuniões comunitárias.

Para o Delegado Altair Mota Machado, é preciso trabalhar na questão de prevenção e patrulhamento nas áreas afetadas. Outro ponto ressaltado pelo delegado, é que apenas 4% dos crimes chegam a conhecimento do Estado, por isso eles devem ser registrados para que as informações sejam repassadas aos policiais e, dessa forma, os autores dos crimes possam ser identificados.

Ao final da reunião, o vereador Frederico Coutinho (PSD), autor do requerimento que solicitou a audiência, disse que é preciso mais informação e instrução para que os moradores rurais possam fazer o boletim de ocorrência.

Ele solicitou que a guarda civil faça um levantamento das pessoas que estão tendo problemas, assim a PM poderá entrar em contado com as lideranças de bairro para orientar os moradores sobre como se portarem durante os furtos e invasões.

Fred Coutinho solicitou que seja marcada uma nova audiência pública, no prazo de seis meses, para que os representantes de entidades presentes possam apresentar uma proposta sólida de trabalho contra roubos e crimes nas propriedades rurais.

Participaram da reunião o Presidente da Casa, vereador Oliveira Altair (DEM), os vereadores Frederico Coutinho (PSD), Laércio Poteiro (PTB), Moacir Franco (PTB) e Rogéria Ferreira (PMDB).

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo

Facebook

e pelo

Twitter

.

-Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.

Leidiana Palma

Estagiário: Márcio Borges

ASCOM/Câmara

← Voltar para a lista de notícias