Câmara presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Data: 07/03/2012 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

Câmara presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A homenagem foi criada pelo Projeto de Resolução 1133/2011 que institui o diploma de mulher-cidadã

Durante sessão desta terça-feira (06), a Câmara Municipal de Pouso A

legre prestou homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 08. Na ocasião, foi apresentado um vídeo, gravado pela TV Câmara, com todas as funcionárias da Casa contando a história dessa comemoração.

As vereadoras Rogéria Ferreira (PMDB) e Dulcinéia Costa (PV) entregaram flores e um certificado de mulher cidadã à Maria Aparecida Cobra Borges, simbolizando todas as mulheres pouso-alegrenses.

Maria Aparecida, natural de Pouso Alegre, concluiu o magistério em Borda da Mata. Pedagoga e Pós Graduada em Pisicopedagogia, lecionou em várias escolas de Pouso Alegre e atualmente aposentada, ainda, trabalha com educação na Escola Profissional Delfim Moreira.

Participante assídua de movimentos religiosos da Igreja Católica, Maria Aparecida trabalhou no Promenor e na secretaria de Assistência Social. Para tia Nubinha, como era conhecida pelos alunos, é uma honra e um privilégio representar a mulher pouso-alegrense. “A mulher desempenha múltiplos papéis, mas sua primeira missão é manter a vida.”

Conheça a história do Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo

Facebook

e pelo

Twitter

.

Leidiana Palma

Estagiário: Márcio Borges

ASCOM/Câmara

← Voltar para a lista de notícias