Sessão especial marca 80 anos da Revolução de 32

Data: 20/07/2012 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

Sessão especial marca 80 anos da Revolução de 32

Câmara Municipal e 14º GAC lembram a participação de Pouso Alegre nos conflitos

A Câmara Municipal, em conjunto com o 14º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), realizou na noite desta quinta-feira (19), uma sessão especial para lembrar a participação de Pouso Alegre nas batalhas da Revolução Constitucionalista de 1932.

Durante a sessão o vereador Frederico Coutinho (PSD) discursou em nome dos vereadores e apresentou um resumo do que foram os conflitos que, no dia nove de julho, completaram 80 anos.

Representando o 14ª GAC, o Major Luciano Simões de Godoi lembrou como foi a participação dos militares, quando os militares ainda faziam parte da 8º RAM (Região de Artilharia Montada).

O presidente da Câmara, vereador Oliveira Altair (DEM) e o comandante do 14º GAC, Ten. Cel. Sérgio Rezende de Queiroz, também proferiram algumas palavras sobre os conflitos e a participação de Pouso Alegre.

Os vereadores Laércio Machado (PTB), Moacir Franco (PTB) e Rogéria Ferreira (PMDB) também participaram da sessão especial, que contou ainda com a presença de militares da ativa e da Reserva.

A revolução

Os paulistas, insatisfeitos com o governo de Getúlio Vargas, que havia tomado uma série de medidas para concentrar o Poder, reivindicaram uma nova Constituição e eleições para presidente. Como não foram atendidos, iniciaram, em maio de 1932, diversas manifestações de rua contrárias ao governo.

Com a morte quatro estudantes durante uma repressão policial, uma verdadeira guerra iniciou em nove de julho. MMDC, sigla formada com o nome dos jovens (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), tornou-se símbolo da revolução.

Os combates ocorreram, principalmente, no estado de São Paulo, região sul do Mato Grosso e região sul de Minas Gerais, na região de cidades como Pouso Alegre, Jacutinga, Ouro Fino e Borda da Mata. Cerca de três mil brasileiros morreram em combate e mais de cinco mil ficaram feridos.

Mesmo sem vencer, os paulistas atingiram alguns objetivos: a Constituição acabou sendo promulgada em 1934 e trouxe alguns avanços democráticos e sociais.

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo

Facebook

e pelo

Twitter

.

-Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.

Leidiana Palma

Estagiário: Márcio Borges

ASCOM/Câmara

← Voltar para a lista de notícias