Lei vai garantir regulamentação do trabalho de profissionais da beleza em Pouso Alegre
Lei vai garantir regulamentação do trabalho de profissionais da beleza em Pouso Alegre
Em segundo turno, a votação do projeto foi acompanhada de perto pelos principais interessados
Com oito votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 6912/12 foi aprovado durante a sessão ordinária da última terça-feira (17). A matéria, de autoria do vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT), regulamenta a abertura de salões e o exercício dos profissionais de beleza de Pouso Alegre.
De acordo com a justificativa do projeto, o número de atividades e tecnologias desenvolvidas no ramo vem crescendo anualmente, tornando necessária a regulamentação baseada em dois aspectos principais: educação e saúde.
Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Profissionais da Beleza do Sul de Minas aponta que, em Pouso Alegre, 950 pessoas atuam no ramo e apenas 350 delas possuem alvará de funcionamento.
Com a regulamentação trazida por meio do projeto, quem deseja atuar na área de beleza e estética deverá apresentar diploma de uma instituição reconhecida e seguir padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária. O descumprimento das normas vai gerar multas.
O projeto de regulamentação vale para cabeleireiros, manicures e pedicures, barbeiros, esteticistas, depiladores, maquiadores, tatuadores e outras atividades afins.
Denominação de via
Outros três projetos que denominam vias da cidade foram aprovados. Todos eles receberam oito votos em única votação. O primeiro, de nº 6919/12 e autoria do vereador Raphael Prado (DEM), dá o nome de Avenida Ferdinando Teixeira para a atual Avenida D, no Bairro Portal do Lago.
Ferdinando nasceu em Silvianópolis, mas, desde pequeno, adotou Pouso Alegre como sua cidade. Saiu do Município para estudar em Alfenas, mas retornou depois de formado. Foi grande amigo e conhecido de toda a cidade pelos cinquenta anos em que trabalhou como farmacêutico e um verdadeiro médico da família. Ferdinando faleceu em 12 de julho de 2011.
O segundo Projeto, de nº 6920/12 e autoria do presidente da Casa, vereador Oliveira Altair (DEM), nomeia a atual Rua 10 do Loteamento Pão de Açúcar de Rua Argentina Grossi Tonini.
Filha de imigrantes italianos, Argentina nasceu em Jacutinga. Religiosa, a Madrinha Tina, como era conhecida, veio para Pouso Alegre após se casar e, na cidade fez parte da Legião das Filhas de Maria. Teve uma vida de dedicação à fé e amizade com todos.
Para finalizar a pauta de votações, o Projeto nº 6921/12 também foi apreciado. De autoria do vereador Laércio Poteiro (PTB), a matéria nomeia de Estrada Municipal Job Simões a estrada próxima ao km 93 na Rodovia MG-179, sentido Alfenas.
Job nasceu em Silvianópolis, mas viveu boa parte de sua vida numa fazenda no Bairro Cervo, em Pouso Alegre. Foi muito conhecido pelos pouso-alegrenses, sobretudo por sua dedicação ao meio rural. Ele veio a falecer no dia 28 de abril de 1985, aos 70 anos de idade.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
-Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara