Acadêmicos juvenis iniciam experiência com somagramas
Acadêmicos juvenis iniciam experiência com somagramas
A atividade faz parte da proposta de trabalho com corpo e poesia da psicóloga Andréa Carvalho
Sensações à flor da pele. Esse foi o estado que os acadêmicos juvenis deixaram o encontro na tarde desta quinta-feira (14). A facilitadora Andréa Carvalho, responsável pela reunião do dia, trouxe a proposta da criação de desenhos que exprimam o corpo de acordo com as atividades cotidianas e contato com a poesia: os somagramas.
Por meio do poema “Cânticos” de Cecília Meirelles e de fragmentos do livro “Carne e pedra” de Richard Sennett, Andréa lembrou os conceitos estudados em sua última aula com os estudantes e exemplificou como as camadas externa e interna do ser humano estão interligadas e são influenciadas de acordo com as experiências vividas a cada minuto.
Ela ainda usou a frase “Não seja apressado”, que a professora Gislaine Buosi disse em determinada aula e “A velocidade é importante”, proferida pelo professor Adriano Barreiro, para ilustrar o paradoxo do homem moderno: que vive apressado, querendo o sossego, mas é incapaz de encontrar-se em seu próprio silêncio.
Para encerrar, a facilitadora destacou que, com o volume de informações que o ser humano convive hoje, o conhecimento tende à efemeridade, pois ele se habitua a se preocupar com os prazos a cumprir e se esquece de olhar para si mesmo.
Os encontros da Academia Juvenil de Letras com a psicóloga tem o objetivo de estimular o contato do corpo com a poesia e irá contribuir para o aprimoramento da próxima obra publicada pelos estudantes.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
-Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara