Vereadores Mirins estudam tributação
Vereadores Mirins estudam tributação
Escola do Legislativo retoma atividades após “semana do saco-cheio”
Impostos e taxas são as principais formas de arrecadação no Brasil. A diferença
entre estas cargas tributárias foi um dos pontos estudados pela Câmara Mirim de Pouso Alegre, no final de tarde desta quinta-feira (25).
A Coordenadora da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, Madu Macedo, falou aos estudantes sobre os tipos de taxas e impostos cobrados pelo governo Brasileiro. “No Brasil, a maior parte da carga tributária vem do consumo dos cidadãos. Diferente de outros países, aqui as diversas classes sociais pagam os mesmos impostos e taxas”, informou.
No Brasil são cobrados 15 tipos de impostos e mais de cem taxas de serviços públicos essenciais: iluminação pública, coleta de esgoto, telefonia, entre outros. De acordo com dados do site “Impostrômetro”, até o dia 25 de outubro deste ano, foi arrecadado mais de R$ 1 trilhão de impostos no Brasil.
Com recolhimento de 34% do PIB (Produto Interno Bruto) em impostos, o Brasil possui a maior carga tributária do BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) e mais da metade das economias do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia), segundo conclusão da pesquisa internacional realizada pela rede internacional de contabilidade e consultoria (UHY).
- Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal aberto 59 ou pelo canal 21 da Master Cabo.
- Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
- Fique por dentro do que acontece nas sessões ordinárias, através das transmissões ao vivo pelo site da Câmara. Toda terça-feira, a partir das 17h.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara