Câmara sedia Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade
Câmara sedia Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade
Percorrendo todo o estado, evento chega a Pouso Alegre para Encontro Regional da região sul
Cerca de 300 pessoas estiveram presentes, nesta segunda-feira (03), na abertura dos trabalhos desenvolvidos durante o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O Seminário é fruto de um Ciclo de Debates Estratégicos para Superação da Pobreza. Ao longo do dia, os participantes foram divididos em dois grupos para debaterem diversas propostas relacionadas à saúde, violência e educação.
Diversas autoridades compuseram a mesa do honra durante a abertura do evento, como o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro; os deputados André Quintão, que é Coordenador do Seminário, Dalmo Ribeiro,
co-autor do requerimento que originou o Seminário, Ulisses Gomes e Pompilho Canavez; a diretora regional do SEDESE, Meryvone Mansur Biscaro, representando o secretário de Estado e Desenvolvimento Social, Vander Borges; o representante da Defensoria Pública do Estado, Defensor Firmo da Mota Paes Júnior; além do presidente da Casa, vereador Moacir Franco e do secretário de Desenvolvimento, Leônidas Camargo, representando o Prefeito Municipal.
Durante a abertura, cada membro da mesa expôs suas preocupações com a situação de pobreza e a desigualdade existente em todo o Estado, sobretudo nas regiões mais carentes.
O presidente da Câmara, vereador Moacir Franco, destacou, em sua fala, diversos índices que
mostram como é importante olhar com carinho para diversas áreas públicas. Ele ressaltou que a saúde, segurança e educação são os pilares para o crescimento e desenvolvimento social de toda uma região.
Aproveitando a ocasião, o presidente, junto aos vereadores Frederico Coutinho, Hélio da Van, Laércio Poteiro, Paulo Henrique Pereira Alves e Rogéria Ferreira, entregaram um bóton da Câmara Municipal para os parlamentares da Assembleia.
Em seguida, o Coordenador do Seminário retomou a palavra e deu continuidade aos trabalhos do evento, que foram realizados até às 18 horas.
No encerramento do evento, foram lidas as dezenas de propostas aprovadas. A lista completa das propostas estará disponível na próxima semana no site da
ALMG.
O Seminário
Fruto de um Ciclo de Debates Estratégicos para Superação da Pobreza, o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade recebeu apoio de mais de 80 entidades governamentais e não-governamentais.
A realização do evento é mais uma das iniciativas da Assembleia Legislativa, que tem como tema motriz para o biênio 2011/2012 “ser a voz dos mineiros no enfrentamento das
desigualdades e na promoção da cidadania”.
O Seminário objetiva discutir propostas previamente sugeridas, dividindo os participantes em dois grupos. O primeiro, denominado de Desenvolvimento Social, irá trabalhar propostas voltadas aos temas Promoção e Proteção Social, Educação e Cultura e Saúde e Qualidade de vida.
O segundo, com a marca Desenvolvimento Econômico Sustentável, se ocupará com propostas sobre Produção e trabalho, Infraestrutura, Redes de Serviços e Circulação e Ciência, tecnologia e Inovação.
As propostas aprovadas farão parte de um documento regional que poderá estar contido na elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012/2015.
O PPAG determina gastos, ações e metas para a administração pública por região do Estado. Apesar de ser elaborado para quatro anos, o PPAG, em Minas, é revisto anualmente.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
ASCOM/Câmara