Câmara aprova PL que garante espaço em eventos públicos para empreendedores locais do setor de alimentação
Câmara aprova PL que garante espaço em eventos públicos para empreendedores locais do setor de alimentação
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou nessa terça-feira (18) o Projeto de Lei nº 8.001/2025, que estabelece uma cota mínima de 50% para a participação de microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais (MEI) locais nos eventos promovidos pela Prefeitura. O projeto é de autoria dos vereadores Israel Russo, Odair Quincote, Leandro Morais e Delegado Renato Gavião.
Com a nova legislação, os procedimentos licitatórios e credenciamentos para a ocupação de espaços públicos destinados ao comércio de bebidas e alimentos deverão reservar, no mínimo, metade das vagas para empreendedores sediados no município.
O projeto também proíbe qualquer medida da Administração Municipal que prejudique deliberadamente a atuação dos comerciantes locais contemplados pela cota, como destinar espaços privilegiados para empreendedores de fora ou impor taxas excessivas. O descumprimento da nova norma poderá resultar na responsabilização dos envolvidos.
A medida visa fortalecer a cultura culinária de Pouso Alegre, garantindo espaço para comerciantes locais em eventos municipais. Além disso, o PL incentiva o consumo de produtos típicos, valoriza a identidade gastronômica da cidade e impulsiona a economia e o turismo.