Centro Cultural Ginga Minas recebe homenagem do Legislativo
Centro Cultural Ginga Minas recebe homenagem do Legislativo
Nessa terça-feira (10), a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre homenageou o Centro Cultural Ginga Minas, criado em Pouso Alegre em maio de 2015. A proposta é de autoria do vereador Dr. Edson (Republicanos).
Um dos fundadores do projeto, Anderson da Silva Santos também conhecido como Mestre Borracha, recebeu o certificado de honra ao mérito por promover o ensino da capoeira em Pouso Alegre.
O Centro Cultural Ginga Minas tem ainda como fundador José Roberto de Souza. Em quase 10 anos de existência, o trabalho da escola cresceu e alcançou outros estados do Brasil e até países no exterior.
Atualmente, o centro está presente em Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de atuar em La Paz (Bolívia) e nas cidades de Saurimo e Benguela, em Angola. O trabalho abrange o ensino particular da capoeira e também projetos sociais.
Em Pouso Alegre, o Ginga Minas atende crianças e adolescentes do SAICA (
Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes)
, realiza ações voluntárias no CAIC do bairro Árvore Grande e conta com um espaço exclusivo para capoeira no centro da cidade.
Todos os anos, o centro cultural organiza o evento "Minas tem Dendê", um dos maiores encontros de capoeira do Sul de Minas e o maior de Pouso Alegre. Durante o evento, que acontece em maio, são realizadas competições, oficinas e a cerimônia de graduação dos alunos. O evento reúne capoeiristas de vários estados do Brasil e de outros países, consolidando-se como um marco na região.