Câmara realiza sessão em homenagem aos 80 anos da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre
Câmara realiza sessão em homenagem aos 80 anos da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre
Na noite de ontem, quinta-feira (31), a Câmara Municipal de Pouso Alegre promoveu uma sessão especial em celebração aos 80 anos da 1ª Igreja Presbiteriana do município. A indicação da homenagem foi de autoria do vereador Leandro Morais.
A história da Igreja Presbiteriana em Pouso Alegre remonta a 1866, com a chegada do Reverendo José Manoel da Conceição – que recebeu a alcunha de “O Padre Protestante” – ao sul de Minas, onde sofreu grande resistência. Apenas mais tarde, em 1929, foi que se estabeleceu na cidade o casal Benedito Santiago e Maria Isabel, pilares da igreja nascente. Em 1935, foi organizada a Congregação Presbiteriana de Pouso Alegre e, em 1940, foi construído o primeiro templo, no endereço onde funciona até hoje. Finalmente, em 1944 – há 80 anos, portanto –, o Presbitério do Sul de Minas organizou oficialmente a Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre.
Representaram a igreja na cerimônia os reverendos Flávio Ricardo Figueiredo, Elias de Souza, Edson de Castro e Amadeu Lopes, pastores que contribuíram para a elevação da instituição. As homenagens foram entregues a eles pelos vereadores Elizelto Guido, Presidente da Casa Legislativa, e Leandro Morais. A senhora Eunice Santiago Pereira, filha do casal Benedito e Maria Isabel, também foi homenageada (in memoriam) como a membro mais antiga da Igreja Presbiteriana de Pouso Alegre, representando todos os fiéis. Na ocasião, a homenagem foi entregue à sua filha, Junia Santiago Pereira Lourenço.
Abrilhantou o evento ainda uma apresentação dos músicos do coral da igreja. Na ocasião, o Reverendo Flávio falou em nome da instituição: “Este é o desejo do nosso coração: que continuemos aqui, onde estamos há 80 anos, pregando essa mensagem que tem transformado tantas vidas”, disse.
O vereador Leandro Morais, que também é diácono da Igreja Presbiteriana do bairro Árvore Grande, destacou a importância da igreja para o município: “A igreja vai muitas vezes onde o Poder Público não chega, às pessoas estão precisando de socorro, de conselho”.
A cerimônia foi transmitida pela TV Câmara (canal digital 18.2) e pela Rádio Legislativa FM (96,7), e está disponível na íntegra no
canal da CMPA no YouTube
.