Vereadores aprovam projeto que declara patrimônio cultural
Vereadores aprovam projeto que declara patrimônio cultural
Os Festejos Religiosos de Corpus Christi, com tapete para procissão, a festa de Bom Jesus, o badalar dos sinos das igrejas e festas das comunidades da igreja nos bairros se tornam patrimônio cultural imaterial do município
O Projeto de Lei nº 6835/11 foi aprovado em segunda votação e por sete votos. De autoria do vereador Frederico Coutinho, a matéria declara como patrimônio cultural imaterial do município os Festejos Religiosos de Corpus Christi, com o tapete para a procissão; A Festa do Padroeiro da cidade, Bom Jesus; O badalar dos sinos das Igrejas e as demais festas das comunidades da igreja nos bairros.
Os vereadores Paulo Henrique Pereira Alves e Dulcinéia Costa foram contrários ao projeto.
A procissão de
Corpus Christi
tem uma preparação que envolve a participação da comunidade na confecção dos tapetes e enfeites na rua. A festa do Bom Jesus tem importância por ser o padroeiro da cidade. Já os sinos da igreja têm grande tradição na Era Cristã, desde o século VI. Deste modo, é fundamental que toda festa tradicional Cristã pertença ao patrimônio cultural de um povo, pois resgata sua história.
De acordo com o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT), projetos relativos à preservação e proteção cultural devem passar pelo Conselho Municipal Deliberativo, responsável pela proteção e conservação do patrimônio histórico de Pouso Alegre
A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) reafirmou a importância da aprovação do projeto para preservação cultural do município e afirmou que a matéria declara como patrimônio imaterial e cultural e não faz o tombamento ou atos de registro, o que cabe ao Conselho.
Para a vereadora Dulcinéia Costa (PV), o autor do projeto, vereador Fred Coutinho, deve entrar em contato com o Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Pouso Alegre (CDPCM-PA), já que cabe ao CDPCM propor e acompanhar as ações de proteção cultural do município.
S
egundo o autor do projeto, vereador Frederico Coutinho (PSB), o Conselho não será contrário às questões propostas no projeto. Fred disse, ainda, que o projeto de lei proposto defende a tradição do município através das festas religiosas e comunitárias de Pouso Alegre.
A escolha dos membros do Conselho foi ressaltada pelo vereador Laércio Poteiro (PTB). Ele afirmou que os conselheiros são nomeados pelo Prefeito e que não compete só ao Conselho, mas também aos legisladores sugerir propostas de proteção cultural.
O Vereador Hélio da Van (PT) afirmou ser favorável ao projeto e disse que o Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de Pouso Alegre deveria ter se preocupado com as questões culturais, como às reclamações referentes ao sino da Catedral, antes que o projeto fosse proposto.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Ascom/Câmara