Câmara presta homenagem a Padre Andrea Callegari em reconhecimento aos trabalhos prestados em Pouso Alegre
Câmara presta homenagem a Padre Andrea Callegari em reconhecimento aos trabalhos prestados em Pouso Alegre
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (09), a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre, por indicação do vereador Igor Tavares realizou uma homenagem ao Padre Andrea Callegari em reconhecimento aos inúmeros trabalhos que já realizou no município.
Andrea Callegari, nascido em 07 de maio de 1949 em Lisignago – Trento – Itália, iniciou sua vida religiosa em 15 de setembro de 1969. Ordenado padre em 19/06/1977, contribuiu em diversas ações religiosas pelo mundo como Itália, Espanha e Alemanha, sempre colocando em prática os ensinamentos do seu precursor São Ludovico Pavoni.
No Brasil, dedicou suas atividades vocacionais nas cidades de São Leopoldo, Patos de Minas, Belo Horizonte, Elói Mendes e Pouso Alegre, uma vida dedicada aos ambientes religiosos e educacionais, com seu jeito próprio de educar e sua capacidade de liderar, contagiando e orientando suas equipes em abraçarem a causa em prol dos mais necessitados.
Padre Andrea Callegari, sempre se preocupou com a escolarização dos alunos no âmbito das escolas em tempo integral como também com os cursos profissionalizantes, em todos lugares que passou deixou o seu legado, oferecer uma educação de qualidade aos mais vulneráveis, oportunizando os mesmos a terem um futuro promissor e digno de reconhecimento.
Para que todos os seus objetivos fossem alcançados sempre conseguiu o apoio da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada - Pavonianos, durante o seu percurso nas diversas localidades, procurou colocar em evidência o nome da instituição a qual era gestor, transmitindo a todos a existência do ambiente educacional ou religioso o qual representava, divulgando a sociedade o que tinha de melhor proporcionando conhecimento e aprendizagem a todos interessados.
Pe. André Callegari, padre pavoniano italiano, que trabalhava em Belo Horizonte, há vinte anos, no mundo do social e pelo seu trabalho recebeu o título de cidadão honorário de Belo Horizonte e o título de cidadão honorário de Minas Gerais.
Na cidade de Pouso Alegre, desde o ano 2017 assumiu o cargo de diretor e administrador da Escola Profissional Delfim Moreira, vice -superior local e administrador do Colégio São José.
Como diretor se preocupou em ampliar as parcerias já existentes com a Prefeitura de Pouso Alegre, com o Estado de Minas Gerais, com o Senai-Sesi de Pouso Alegre, o Instituto Federal do Sul de Minas, presente no município e também com a empresa multinacional, ADIENT, com a qual foram organizados cursos de corte e costura industrial.
Tudo isso permitiu de ampliar o projeto do período integral, realizado com crianças e adolescentes, provenientes da E.M. Prof.ª Isabel Coutinho Galvão - bairro São Geraldo e aumentar a proposta de profissionalização com cursos de iniciação ao trabalho para adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e risco social. Foi com ele também que no ano de 2017 foi organizado, planejado e realizado o Centenário da Escola Profissional e os 70 anos de presença Pavoniana no Brasil pela alegria de todos os integrantes da Escola Profissional “Delfim Moreira”.
Também durante a homenagem na Sessão Ordinária os presentes acompanharam a apresentação dos alunos da Escola Delfim Moreira com a Oficina de Música idealizada pelo Padre.
