Projetos culturais são destaque na primeira sessão do mês
Projetos culturais são destaque na primeira sessão do mês
Além de eventos culturais, denominação de rua também é aprovada
Com o objetivo de valorizar o trabalho de artesãos da cidade, o Projeto de Lei nº 354/11 foi aprovado, em primeira votação, por 10 votos. O texto, de autoria do Executivo, torna permanente a “Feira na Praça Senador José Bent
o”.
Atualmente, a feira, organizada pela secretaria de Cultura e Turismo, acontece às sextas-feiras e sábados, das 9h às 19h.
Patrimônio Cultural
O Projeto de Lei nº 6835/11
também foi aprovado em primeira votação e por 10 votos. De autoria do vereador Frederico Coutinho, a matéria declara como patrimônio cultural imaterial do município a procissão de
Corpus Christi
, a festa de Bom Jesus, o badalar dos sinos da Catedral e a Marcha para Jesus.
A procissão de
Corpus Christi
tem uma preparação que envolve a participação da comunidade na confecção dos tapetes e enfeites na rua. A festa do Bom Jesus tem importância por ser o padroeiro da cidade. Já os sinos da igreja têm grande tradição na Era Cristã, desde o século VI. Deste modo, é fundamental que toda festa tradicional Cristã pertença ao patrimônio cultural de um povo, pois resgata sua história.
Denominação de via
O Plenário aprovou, em única votação e por oito votos, o Projeto de Lei nº 6834/11. De autoria do vereador Frederico Coutinho, a matéria trata da mudança de denominação da atual Rua 03, do loteamento Serra Morena, para Rua Dr. Ângelo Guersoni.
Ângelo Guersoni nasceu em Pouso Alegre no ano de 1915. Neto de imigrantes italianos, estudou direito em Niterói - Rio de Janeiro - e retornou à cidade natal, onde se destacou como presidente da OAB em Pouso Alegre.
Além da carreira jurídica, também atuou no campo da educação. Foi professor de matemática por mais de 30 anos e um dos fundadores da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).
Ângelo Guersoni também foi Inspetor do Ensino do Ministério Federal da Educação, Presidente da Fundação de Ensino do Vale do Sapucaí (FUVS) e ainda empresário no ramo automobilístico e da construção civil, em que idealizou diversos loteamentos da cidade, como Santo Ivo e Vila Beatriz.
A fundação dos Clubes de Campo Pouso Alegre e Fernão Dias também contaram com sua colaboração. Ângelo Guersoni faleceu em 12 de junho de 2010.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara