Chiquinho Modesto dará nome para rua no Residencial Vila Rica II
Chiquinho Modesto dará nome para rua no Residencial Vila Rica II
A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira (05), por indicação dos vereadores Elizelto Guido (Patriota), Miguel Junior Tomatinho (PSDB) e Ely da Autopeças (União Brasil) a proposta de denominação de logradouro RUA FRANCISCO MARINO MODESTO.
Levará o nome a atual Rua 2, com início na Rua Juiz Paulo Penna de Alvarenga e término na Rua 04, no bairro Residencial Vila Rica II.
Francisco Marino Modesto, filho de Otávio Modesto e Amélia Nora Modesto (Biloca), nasceu no dia 04 de setembro de 1919, na cidade de Pedra Branca-MG, atual Pedralva, e recebeu o título de cidadão Pouso-alegrense em 1974.
Mudou-se com a família para Pouso Alegre aos 10 anos de idade. Com a morte do de seu pai, tornou-se escrivão do crime e arrimo da família aos 19 anos. Depois, seguiu carreira militar, chegando ao posto de sargento e ex-combatente da 2ª guerra mundial, condecorado.
Ministrou aula em vários colégios da cidade, inclusive, foi o primeiro professor de Educação Física do Colégio São José.
Formou-se em Direito na primeira turma da Faculdade de Direito do Sul da Minas(FDSM). Foi o presidente da subsecção da Ordem dos Advogados de Pouso Alegre- MG, por quatro vezes, e membro do Conselho Estadual em outras duas oportunidades. Foi professor universitário na FDSM por quase duas décadas. Recebeu a medalha Des. Hélio Costa pelos relevantes serviços prestados ao Direito e à Justiça.
Nos anos 70, foi presidente do Clube Literário e Recreativo, no seu auge social, por quatro anos e membro da diretoria em muitas outras ocasiões.
Na política, foi eleito vice-prefeito em dois mandatos, além de ser prefeito em exercício. Também ocupou os cargos de Secretário de Assistência Social e Assessor Jurídico e ainda, a Presidência das Agremiações Partidárias.
Foi casado com Ernestina Antunes Modesto durante 67 anos. O casal teve sete filhos, treze netos e cinco bisnetos.
Chiquinho Modesto, que também foi seresteiro, esportista, carnavalesco, trovador, enxadrista, faleceu no dia 07 de fevereiro de 2007, aos 88 anos de idade, deixando muitas saudades a todos que com ele conviveram e o acompanharam nesta trajetória de realizações e dedicação ao próximo.