Campo de futebol do bairro São João recebe o nome de Dito Cantareira

Data: 08/11/2023 | Autor: Ascom/Alberto Alves | Categoria: Notícias da Câmara

Campo de futebol do bairro São João recebe o nome de Dito Cantareira

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (7), a Câmara de Pouso Alegre aprovou, em única votação, o Projeto de Lei 7.891 que denominou de Dito Cantareira (Benedito Salvador Barbosa) o campo de futebol localizado entre a Avenida Sebastião de Paula, Rua Três Corações e Rua Wellis José Euclides, no bairro São João. A matéria é de autoria do vereador Wesley do Resgate (PP).

Dito Cantareira nasceu em 24 de maio de 1951 em Santa Rita do Sapucaí. Ele veio com toda a família para Pouso Alegre ainda criança e começou a residir no bairro São João.

Em 1970, Dito serviu o Exército Brasileiro como soldado no então 2º/4º R. O. 105, atual 14º GAC. Naquela época, conheceu Célia de Fátima Pereira com teve quatro filhos: Fernando, Patrícia, Viviane e Danilo.

Ele trabalhou, por 25 anos, na Refinações de Milho Brasil, hoje Unilever. Na empresa, Dito exerceu a função de operador de máquinas até a sua aposentadoria em 2004.

Dito Cantareira se destacou como líder comunitário, trabalhando em prol do esporte amador no bairro São João em Pouso Alegre e também em o Sul de Minas.

No início da década de 80, com seu irmão José Maurício e amigos, fundou o time Santa Cruz Futebol Clube. Tudo começou como uma “brincadeira” para os amigos. Porém, para o Dito aquilo seria um “laboratório” para que pudesse, mais tarde, fundar o CANTAREIRA FUTEBOL CLUBE. O time foi criado em 21 de maio de 1983 junto aos diretores: Sebastião Bento, Babá, Roberto, Toninho e José Martins.

Já em 1º de janeiro de 1989, em reunião extraordinária, o Cantareira Futebol Clube uniu-se com o Esporte Clube São João. Desta união recebeu o nome de Esporte Clube Cantareira P. A.

Dos títulos conquistados pelo clube, destaque para o Campeonato Regional de Futebol Amador (Copa Belato) de 1990, em que venceu a equipe de Congonhal por 2 a 0 na final e foi o grande campeão.

Em outubro de 2005, com o apoio do saudoso, prefeito de Pouso Alegre, Jair Siqueira, Dito fundou a Comissão Organizadora de Esportes (COE) ACELEMPA, dando início ao maior evento do Futebol Amador da cidade de Pouso Alegre e região.

A partir dali, teve início o Festival de Futebol Amador em 2006, nove edições da COPA COE de Futebol Amador, sete edições da Copa COE de Veteranos, três edições da Copa COE Sub-16, duas edições da Copa COE de Futebol Feminino e seis Festas do Dia das Crianças, com distribuição de brinquedos, doces e refrigerantes. O evento era feito com doações de amigos do Esporte, empresários e pessoas comuns que acreditavam no trabalho sério desempenhado por Dito Cantareira.

Dito foi um homem de muita Fé. Durante 37 anos, ele realizou a Romaria da Família, levando fiéis do Bairro São João e outras comunidades à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, chegando a levar até 14 ônibus de uma única vez a Aparecida. A pedido de seu pai, Sr. Francisco que era devoto do Padre Donizete, Dito também fazia romaria para Tambaú-SP.

Dito Cantareira foi uma pessoa humilde, batalhadora, profissional honesto e solidário. Um homem que estava sempre disposto a ajudar o próximo, sendo um exemplo a ser seguido.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias