Câmara aprova em 1º votação projeto que cria Creche no Pantâno
Câmara aprova em 1º votação projeto que cria Creche no Pantâno
A creche funciona como anexo ao “Centro de Educação Infantil Ismênia Vita Reis” e, com aprovação do projeto, será desvinculada
Foi aprovado, em primeira votação e por dez votos,
o Projeto de Lei nº 337/11 que trata da criação da unidade escolar de atendimento à educação infantil - Centro de Educação Infantil Municipal “Professora Leonor Pereira de Faria”.
O Projeto, de autoria do Executivo, prevê a regularização do Centro de Educação que já existe, mas que funciona junto ao Centro de Educação Infantil “Ismênia Vita Reis”, acarretando dificuldades financeiras e na administração.
O Projeto ainda prevê que com a criação do Centro, a instituição será inserida na listagem fornecida ao Ministério da Educação, com número de alunos e profissionais e ainda terá regularizada as despesas e transferência de verbas como o Fundeb (Fundo Nacional da Educação Básica) e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).
A escolha do nome para o Centro surgiu de uma votação entre pais de alunos. A homenageada, Leonor Pereira de Faria, faleceu no dia 19 de abril deste ano. Professora esforçada, ela fazia o trajeto de sua casa até a escola a cavalo e dedicou sua vida ao magistério.
Para a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), o projeto é importante devido a independência financeira do Centro de Educação Infantil Municipal. Rogéria pediu que após ser regularizada a vida administrativa da creche, que seja revisto o local para instalação do Centro Educacional Professora Leonor Pereira de Faria.
Segundo a vereadora Dulcinéa Costa (PV) o Centro Educacional surgiu da necessidade da criação de uma creche. Ela explicou que caso a creche seja apenas denominada e continue anexada à Escola, o Centro Educacional ficará sem receber as verbas e os professores continuarão lotados na creche do Jardim Yara.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) afirmou que a creche já existe e que o correto seria a denominação da creche e não criação. Ele disse que irá fazer uma emenda ao projeto para “não criar algo que já existe”.
Para o vereador Paulo Henrique (PT) o projeto é simples tendo em vista que propõe a criação de uma unidade escolar infantil. Ele disse que o centro funciona atualmente como anexo, o que causa dificuldades de ordem administrativa e financeira.
Frederico Coutinho (PSB) questionou o Executivo sobre a possível criação de uma creche no bairro cidade jardim. De acordo com o vereador, ele foi informado no ano passado que uma unidade infantil seria instalada no b
airro.
O Presidente da Casa, Moacir Franco (PT), que não precisa votar a matéria, neste caso, disse que é favorável e aproveitou para solicitar ao Executivo que responda aos requerimentos dos vereadores.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-
Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara