Vereadores de Pouso Alegre aprovam, em 1º votação, projeto que cria cargos de agente de trânsito
Vereadores de Pouso Alegre aprovam, em 1º votação, projeto que cria cargos de agente de trânsito
Entre as funções dos agentes estão a fiscalização e operação de trânsito, travessia de pedestres, blitz educativa ou repressiva e sinalização
Após ser reprovado pelo Plenário, o Projeto de Lei nº 336/11 voltou à Casa através de ofício assinado pelos vereadores de Pouso Alegre. A matéria que cria o cargo e vagas de agente de trânsito foi aprovada em primeira votação por nove votos.
O projeto prevê que quinze vagas sejam criadas com as funções de fiscalização e operação de trânsito, travessia de pedestres, blitz educativa ou repressiva, sinalização e vistoria, entre outras.
Esses tipos de serviços são prestados hoje com o apoio da Polícia Militar, mas caso venha a ser criado o Estacionamento Rotativo (Zona Azul), esta atividade será prestada pelos agentes.
O vereador Laércio Poteiro (PTB) informou que irá sugerir algumas emendas e solicitar uma Audiência Pública antes que o projeto passe por segunda votação. Ele disse ainda que o projeto não estabelece a zona azul na cidade.
Segundo a vereadora Dulcinéia Costa (PV) há na Casa um parecer do Ministério Público do estado de Minas Gerais que fala sobre a inconstitucionalidade do guarda civil municiapl agir neste setor.
O vereador Frederico Coutinho (PSB) citou leis municipais de 1992 e 2005 que possibilita que o guarda de civil municipal realize as atribuições propostas pelo Projeto de Lei nº 336/11.
Para o vereador Marcus Teixeira (PSB) a Administração Pública alega que o número de guardas é insuficiente, mas eles poderiam criar esses cargos através da guarda municipal atendendo a necessidade e valorizando estes profissionais.
De acordo com a vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), ela foi informada por um guarda municipal de que a maioria das atribuições descritas no projeto estariam dento de suas competências.
Para o vereador Raphael Prado (DEM) o projeto está correto e deve ser aprovado. Com relação a não cobrança do estacionamento, ainda este ano, o vereador disse que se trata de um prazo para a Prefeitura se adaptar às modificações propostas.
Segundo o vereador Paulo Henrique (PT) as atribuições dos agentes de trânsito são dar apoio a obras, fiscalizar o trânsito fazendo cumprir-se as leis (como a lei da carga e descarga) e realização de campanhas educativas.
O vereador Oliveira Altair (DEM) afirmou que é necessária aprovação desse projeto e que seja feito um trabalho mais aprofundado em relação ao trânsito do município.
Para o vereador Fabrício Machado (PT) a administração, junto à secretaria de Trânsito, terá um papel importante na reestruturação do trânsito. Ele falou ainda sobre uma maior fiscalização quanto a utilização de vagas para deficientes.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara