Vereadores mirins participam de debate sobre reforma política

Data: 10/06/2011 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

Vereadores mirins participam de debate sobre reforma política

Ao final do debate, o público presente participou de uma enquete sobre os temas abordados

A Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho realizou nesta quinta-feira (09) um deb

ate sobre reforma política, no plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Na ocasião, os vereadores mirins discutiram temas como os sistemas eleitorais, suas vantagens e desvantagens, quociente eleitoral e partidário e repescagem.

O debate, mediado pela Secretária Geral da Câmara, Fátima Belani, foi dividido em cinco partes, sendo que na primeira, cada um dos quatro grupos defendeu um sistema eleitoral, na segunda foram abordadas as formas de financiamento público de campanha, já na terceira parte foi debatido o tempo de mandato para os cargos do Poder Executivo, na quarta os mirins falaram sobre a alternância de gênero, caso seja adotado proporcional de lista fechada conforme aprovado pela comissão do senado.

Na última parte do debate, os vereadores mirins, em consenso, falaram sobre alguns pontos, como: O voto obrigatório; O fim da coligação; Candidatura avulsa e Suplência do senador.

Após as explanações, foi aberto um espaço para perguntas so

bre os temas abordados. Em seguida cada participante expos seu voto, saindo como grupo vencedor, o composto pelos vereadores mirins Lucas Sagiorato, Ramon Martinez e Jady Gouveia, que defendeu o proporcional com lista flexível.

De acordo com o vice-presidente da Câmara Mirim, Ramon Martinez, o debate é o resultado de várias reuniões realizadas durante os meses de maio e junho, em que os mirins se dividiram em grupos para estudarem essas temáticas.

O encontro contou com a participação de autoridades locais. Entre elas o diretor da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Edson Vieira, que falou sobre a iniciativa em promover esse tipo de discussão entre os estudantes.

Para Vieira, o atual cenário político é alvo de muitas criticas na sociedade, porém pouco é feito para mudar esta situação no país. Segundo ele, a incentiva da Escola do Legislativo em promover esse tipo debate é fundamental para contribuir na conscientização dos adolescentes e jovens.

O Presidente da Câmara, vereador Moacir Franco, ressaltou que o debate eleitoral está ligado ao proce

sso da democracia e afirmou que o Legislativo deve assumir as suas competências, não as deixando a cargo apenas do Judiciário. Ele disse ainda que a Escola do Legislativo tem um papel importante na conscientização política dos estudantes e é referência tanto na região mineira, quanto na capital Federal.

O debate contou com a presença dos vereadores Dulcinéia Costa, Frederico Coutinho, Laércio Poteiro, Oliveira Altair e Rogéria Ferreira.

Para encerrar o debate, o público presente participou de uma enquete sobre os temas abordados durante o encontro. Veja abaixo o resultado.

-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.

-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.

-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo

Facebook

e pelo

Twitter

.

Leidiana Palma

Estagiário: Márcio Borges

Ascom/Câmara

← Voltar para a lista de notícias