Figuras de linguagem é tema da Academia Juvenil
Figuras de linguagem é tema da Academia Juvenil
Os acadêmicos estudam metáforas e produzem poemas
Nesta quarta-feira (08), os participantes da Academia Juvenil de Letras realizaram o primeiro encontro do mês de junho. Para conduzir os trabalhos, a professora Josemaire Rosa Nery utilizou música e dinâmica.
Ao iniciar, Josemaire contou sobre o
Novocabulário
, criado pelo escritor e cartunista Millôr Fernandes. Um estilo de escrita em que as letras são substituídas por desenhos que representam a palavra ou que possuem relação com ela.
A professora ainda apresentou aos acadêmicos juvenis a música “Metáfora”, do cantor Gilberto Gil, e por meio da canção, ela destacou a importância das figuras de linguagem na personalização e embelezamento dos textos literários.
Em seguida, Jose estimulou a participação dos estudantes ao propor uma dinâmica. Cada um escreveu uma palavra e depositou-a numa lata, em alusão ao trecho “Na lata do poeta tudonada cabe”, da música de Gilberto.
Após a leitura das palavras depositadas na lata, Josemaire pediu aos acadêmicos que escrevessem um poema, ao citar a frase “Escrever é uma certa maneira de querer a liberdade” do filósofo Jean-Paul Sartre.
Com temática livre, os textos foram apresentados por seus respectivos autores e surpreenderam pela riqueza de estilos e pela criação de neologismos.
A acadêmica da Academia Pousoalegrense de Letras, Maria Eunice Cherbeli Duarte, que participou do encontro, conta que ficou encantada com a rapidez e a genialidade dos poemas que ouviu. “Eles conseguiram superar Gilberto Gil”, completa.
A Academia Juvenil é uma iniciativa da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho e tem como objetivo despertar o conhecimento literário e compromisso social entre os jovens.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara