Cinco projetos são aprovados na primeira sessão de junho
Cinco projetos são aprovados na primeira sessão de junho
Aprovação dos projetos visa melhoria nos trabalhos do município
Foi aprovado, em única votação e por sete votos, o Projeto de Lei nº 6827/11. De autoria da vereadora Rogéria Ferreira (PMDB), a matéria prevê a denominação da atual Estrada Municipal, no bairro Ypiranga, para Estrada Municipal Dejanira Franco Fernandes.
Nascida em Silvianópolis e descendente de italianos, Dejanira Franco Fernandes era conhecida como Dona Santa. Trabalhou como professora e contribuiu para alfabetização de inúmeras pessoas no Bairro do Sítio, em sua cidade natal. Mudou-se para Pouso Alegre em 1972, onde administrou um pequeno comércio. Católica fervorosa, faleceu em 20 de setembro de 2007.
O Projeto de Lei nº 6829/11, de autoria do vereador Moacir Franco (PTB), foi aprovado por oito votos e também em única votação. Ele trata da denominação do bosque localizado entre os loteamentos Ibirá I, II, III e Alto Ibirá como Parque Adiel Paciullo.
Adiel Paciullo foi fundador do Clube Pousoalegrense de Tiro, presidente do Clube Literário e conselheiro do Clube de Campo de Pouso Alegre. Fundou a Panambi Empreendimentos Imobiliários Ltda, empresa focada na execução de loteamentos.
Além de prestar atos de caridade ao asilo e aos pobres e carentes que o procuravam, Adiel era também amante da natureza. Ele cuidou de mais de 30 mil árvores e deu ao loteamento o nome de Ibirá, que em tupi-guarani significa árvore. Faleceu em seis de agosto de 2010, aos 79 anos.
COMJUV
Já em segunda votação, o Projeto de Lei nº 328/11 foi aprovado por oito votos. O projeto prevê a alteração do artigo 3º da lei nº 4.835/05, que trata da criação do Conselho Municipal de Juventude e sua nomenclatura de CONJUV para COMJUV.
Reduzir o número de conselheiros, a fim de tornar eficazes as reuniões e facilitar a tomada de decisões é o principal objetivo do projeto.
Quanto ao nome, a mudança da sigla é necessária para não ser confundida com CONJUVE – Conselho Nacional de Juventude.
Cultura
Foi aprovado, também em segunda votação e por oito votos, o projeto 329/11. De autoria do Executivo, a matéria altera a redação da lei nº 4576/07, sobre o Conselho Municipal de Cultura.
O projeto procura facilitar a atuação nos trabalhos do Conselho de Cultura, desde o cadastramento de artistas e entidades culturais, até na prestação de contas das entidades beneficiadas.
Crédito Especial
O Projeto de Lei nº 334/11 teve aprovação por oito votos em segunda votação. A matéria permite a abertura de crédito especial no valor de R$ 255.000,00, em concordância com os artigos 43 e 44 da lei 4.320/64.
O valor não representa impacto no orçamento, o objetivo do crédito é a aquisição de equipamentos permanentes, a manutenção deles e do novo prédio do Poder Legislativo.
-Ouça o "Jornal da Câmara: Em dia com o Legislativo" pela rádio Difusora AM, todas as sextas-feiras, a partir das 11h da manhã.
-Assista as sessões ordinárias da Câmara Municipal através da TV Câmara, pelo canal 21 da Master Cabo.
-Acompanhe também os trabalhos do Legislativo pelo
Facebook
e pelo
Twitter
.
Leidiana Palma
Estagiário: Márcio Borges
Ascom/Câmara