Agosto Dourado: Em Pouso Alegre, duas Leis incentivam a amamentação
Agosto Dourado: Em Pouso Alegre, duas Leis incentivam a amamentação
O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A data foi criada em 1992 pela OMS em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Instituída inicialmente como a Semana Mundial da Amamentação, a iniciativa busca alertar para a necessidade do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do recém-nascido.
No Brasil, além da exclusividade no primeiro semestre de vida, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, pois ela é a responsável por passar os nutrientes e anticorpos para a criança, protegendo contra infecções enquanto o sistema imunológico se desenvolve.
Em Pouso Alegre, de autoria do vereador Oliveira Altair (União Brasil) foi criada em 2018, a Lei 6.115 que institui no município ações de conscientização sobre a importância da amamentação. A intenção é dar visibilidade e promover informação acerca do assunto.
Já por meio de uma proposta do vereador vereador Bruno Dias (União Brasil) foi criada em 2017, a Lei 5833. A Lei garante às estudantes que estão amamentando a possibilidade de mais intervalos no horário escolar para a amamentação.