Vereadores aprovam denominação de via no Loteamento Villaggio
Vereadores aprovam denominação de via no Loteamento Villaggio
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, (11), a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre aprovou o Projeto de Lei nº 7.859 de 2023 que denomina, de Rua Dr. Élio Cheberle, a atual Rua 04 do Loteamento Villaggio. A proposta é de autoria do vereador Dr. Edson (Cidadania).
Élio Cheberle nasceu em Poços de Caldas (MG) em 09 de agosto de 1930. Fez o ensino fundamental na Escola Estadual “David Campista” e concluiu o ensino médio no Colégio Marista, ambos em Poços de Caldas. Foi eleito 1.º Presidente da Academia de Letras “Afonso Celso”, sendo vencedor do Concurso Literário do Colégio em âmbito municipal. Concluiu o Curso de Contabilidade na Escola “Afonso Arinos”.
Por meio de concurso, Élio ingressou no Banco do Brasil e foi classificado para assumir a carreira de escriturário na agência de Pouso Alegre.
Ingressou na Faculdade de Direito do Sul de Minas, fazendo parte da 2.ª turma de bacharéis de 1965. Élio também cursou Matemática e Engenharia Civil na cidade de Itajubá.
Em 1963, casou-se com a Prof.ª Maria Eunice Duarte Cheberle, com quem teve 4 filhos: Celina, Flávio, Paulo e Luciano. Em 1976, recebeu o título de cidadão pouso-alegrense do qual se orgulhava muito.
Élio foi nomeado, em 1986, por concurso, Agente Fiscal de Tributos Estaduais, função que ele exerceu em várias cidades do interior de Minas Gerais, na Receita Estadual.
Nunca abandonou os esportes, tendo sido Diretor Social da AABB. Na associação, formou vários times de futebol, sendo técnico dos filhos de funcionários do Banco e de jovens do meio social pouso-alegrense.
Nos anos 80, voltou-se para as artes plásticas, tendo se dedicado, em especial, à pintura a óleo sobre tela. Participou de várias exposições individuais e coletivas em Pouso Alegre e outras cidades mineiras.
Na década de 90, iniciou-se na arte de trovar, alcançando alguns prêmios e participando de Coletâneas de trovas da UBT nacional e local.
Durante sua vida, Élio contribuiu, generosamente, com obras de assistência, amparo e promoção humana de associações de caridade e religiosas.
Élio Cheberle foi um ser iluminado que estampava, no rosto, a alegria contagiante de quem era fiel a Deus, à família, aos irmãos e à fé.