Em reunião, vereadores aprofundam debate sobre matéria que pretende potencializar operação de Centro Logístico Industrial Aduaneiro
Em reunião, vereadores aprofundam debate sobre matéria que pretende potencializar operação de Centro Logístico Industrial Aduaneiro
Nesta segunda – feira (10), vereadores receberam na Câmara a vista do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa e do CEO do CLIA PA - Centro Logístico Industrial Aduaneiro em Pouso Alegre, David Maciel Filho. O objetivo da reunião foi aprofundar o debate sobre o Projeto de Lei 1451/2023.
A reunião foi uma solicitação feita pelos vereadores durante a Sessão Ordinária da semana anterior, onde os parlamentares apreciaram em 1º turno o PL.
A matéria trata-se do Substitutivo nº2 ao Projeto de Lei nº 1.451/2023, de autoria do Poder Executivo, que possibilita a isenção de tributos às empresas Gerais Sul das Gerais Empreendimento Imobiliário e Sul das Gerais Empreendimento Imobiliário. As duas empresas formam o CLIA, um elemento de infraestrutura pública, assim como um porto ou aeroporto.
O recinto alfandegário é voltado ao desembaraço aduaneiro, à industrialização e ao desenvolvimento logístico, gerando comodidade e economia para as empresas do município.
De acordo com a justificativa do substitutivo ao projeto de lei, grandes empresas da cidade, entre elas XCMG, YOFC, Coopermed, Cristália e União Química operam com o CLIA de Pouso Alegre.
As empresas coligadas que formam o Centro Logístico Industrial Aduaneiro adquiriram uma área de 460 mil metros quadrados para abrigar as novas instalações em Pouso Alegre. O valor total de investimentos na área destinada à expansão representa quase R$ 22 milhões.
Segundo a justificativa do substitutivo, a expansão da unidade irá potencializar as operações em Pouso Alegre.
Estiveram na reunião os seguintes vereadores: o presidente Leandro Morais; o Líder do governo na Casa, Reverendo Dionísio, Bruno Dias, Igor Tavares, Miguel Junior Tomatinho e Dr. Edson (representado por sua assessoria).