Parlamento Jovem de Pouso Alegre realiza Plenária Municipal
Parlamento Jovem de Pouso Alegre realiza Plenária Municipal
Os estudantes que participam do Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre realizaram na última segunda-feira, (3), a Plenária Municipal. Nesta etapa, os jovens debatem e votam propostas que serão levadas para a Plenária Regional.
O tema do PJ 2023 é “Jovem e Mercado de Trabalho” e tem como subtemas “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”. A partir desses subtemas, os estudantes desenvolveram as propostas.
A Plenária contou com uma mesa diretora eleita para coordenar o debate e a votação, assim como acontece na Etapa Estadual. Uma proposta de cada subtema foi aprovada pelos estudantes. As sugestões vão ser apresentadas na Plenária Regional, que acontecerá no dia 3 de agosto em Pouso Alegre.
A temática começou a ser discutida em março, nos encontros do Parlamento Jovem da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. Diversas atividades foram realizadas neste período, o que também contribuiu na formação política dos jovens.
A intenção é que alguma proposta do PJ de Pouso Alegre chegue na Etapa Estadual, que é realizada em Belo Horizonte, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
“O jovem termina o Ensino Médio muitas vezes sem saber o que fazer. Então o tema deste ano, Jovem e Mercado de Trabalho, é interessante porque possibilita direcionar os estudantes que buscam o primeiro emprego. O assunto foi debatido durante os encontros do PJ, por meio dos subtemas do programa”, ressaltou a coordenadora municipal do Parlamento Jovem em Pouso Alegre, Geisa Freitas.
A diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores, Emanuela Barretto, também acompanhou a Plenária Municipal.
Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. O projeto permite que os jovens conheçam melhor a política e as ferramentas de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
A iniciativa é da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo da Assembleia, realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.
O Polo Sul I do Parlamento Jovem envolve a participação das cidades de Pouso Alegre, Cambuí, Conceição dos Ouros, Córrego do Bom Jesus, Extrema, São Gonçalo do Sapucaí, São Thomé das Letras e Três Corações.