Câmara faz sessão especial em homenagem aos 45 anos da Comunidade de Ação Pastoral
Câmara faz sessão especial em homenagem aos 45 anos da Comunidade de Ação Pastoral
Na década de 70, o governo proibiu o funcionamento de orfanatos coletivos na Itália. Padre Mário Zappa, então com 41 anos de idade, decidiu que era o momento de partir para uma nova missão, cuidar de crianças órfãs em outro país. Quatro anos mais tarde, em 1978, o padre fundou no Brasil, em Pouso Alegre, a Comunidade de Ação Pastoral - CAP, que naquela época recebeu o nome de cenáculo.
O trabalho teve início no bairro São João, passou pelas proximidades da Fernão Dias, até ir para o bairro São Cristóvão.
Irmã Leila Beatriz Caetano, também é parte da história da CAP. Presidente da instituição, ela também chegou em Pouso Alegre na década de 70.
Desde a sua criação, a CAP vive de donativos, contribuições e verbas.
A CAP criou as casas famílias, onde funcionava o orfanato, depois criou o berçário e atualmente, a CAP conta com ambulatório, projetos sociais,
berçário, creche e o Cento Educacional Reis Magos.
Em 2021 a escola passou a funcionar na nova sede, no bairro Jardim Aeroporto. O local foi construído por meio de uma parceria do então prefeito à época, Rafael Simões e atende a mais de mil crianças.
Nesta sexta-feira (30), por indicação do vereador Elizelto Guido, a CAP foi homenageada na Câmara.
A Sessão Especial contou com a presença de autoridades. O Deputado Federal Rafael Simões, foi homenageado pela contribuição ao desenvolvimento do projeto, assim como o Deputado Estadual Dr. Paulo. Também receberam homenagem, empresários e instituições voluntárias.
Além do Vereador Elizelto, participaram da sessão especial os vereadores: Presidente Leandro Morais, Miguel Júnior Tomatinho, Ely da Autopeças e Dionício do Pantano.