Projeto da Câmara de vereadores de Pouso Alegre é selecionado como modelo de aplicabilidade e será apresentado na Suíça durante seminário de cooperação técnica para outros países

Data: 13/06/2023 | Autor: Ascom/Karine Pagliarini | Categoria: Notícias da Escola do Legislativo

Projeto da Câmara de vereadores de Pouso Alegre é selecionado como modelo de aplicabilidade e será apresentado na Suíça durante seminário de cooperação técnica para outros países

De que os trabalhos da Escola do Legislativo da Câmara de vereadores de Pouso alegre são referência para todo o Brasil, todo mundo já sabe. Todos os meses dezenas de visitas são recebidas, são representantes de casas legislativas que buscam em Pouso Alegre uma forma de colocar em prática a educação cidadã para crianças e adolescentes. A novidade agora é que o assunto será apresentado como um exemplo a ser utilizado por diversos países, como uma solução técnica de multiplicação de conteúdo.

A ferramenta criada em Pouso Alegre é a “Coleção em Miúdos”, utilizada em diversos estados brasileiros e trata-se de uma coleção de livros que resume as principais leis nacionais em linguagem para crianças e adolescentes. Um trabalho realizado em parceria entre Câmara de vereadores, Gráfica do Senado Federal e Associação Brasileira de Escolas do Legislativos e de Contas – Abel, com livros escritos pela ex-servidora da Câmara, Madu Macedo. O projeto, chamou atenção após ser escrito na Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), um seminário que tem como objetivo difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública”.

A SAEG existe para defender, orientar, compartilhar e demonstrar que a avaliação é um mecanismo-chave para a efetividade organizacional e para a justiça social das políticas públicas. A SAEG também foi criada para defender, orientar, compartilhar e demonstrar que as escolas de governo são vetores essenciais para a consecução dos objetivos do Estado e da Sociedade, especialmente por poderem liderar mudanças culturais.

Nesta 6ª edição, a SAEG está organizada em sete eventos sob o

tema-geral

“Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”. Os

objetivos

desta edição são: discutir como a cooperação internacional pode viabilizar o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global; orientar gestores públicos como avaliar institucionalmente suas organizações segundo o escopo e a proposta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030; evidenciar o papel que as escolas de governo podem exercer na disseminação da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global; prover um espaço de negociações para acordos de cooperação entre escolas de governo do Brasil junto a escolas de governo estrangeiras e junto a organismos internacionais; pautar a emergência de uma agenda de cooperação nacional brasileira entre escolas de governo para a construção de capacidades técnicas, tecnológicas e científicas no desenvolvimento profissional de agentes públicos.

"A Coleção em Miúdos traz uma enorme contribuição social ao ampliar o acesso do cidadão às leis brasileiras. Aqui em Pouso Alegre aplicamos esse aprendizado com diversas dinâmicas e atividades que envolvem alunos desde do 4° ano do Ensino fundamental até o Ensino Médio. Este é o trabalho que foi selecionado para servir como cooperação internacional. Agora, essas práticas poderão ajudar outros países a também solucionar problemas como o desconhecimento das leis, fortalecendo a cidadania", disse Emanuela.

O Presidente da Câmara de vereadores de Pouso Alegre, vereador Leandro Morais (PSDB) ressalta que a Câmara de Vereadores de Pouso Alegre está entre poucas escolas do legislativo municipal selecionadas para estar no projeto, sendo a maioria, escolas de governo e escolas de assembleias. A ideia é mostrar a aplicabilidade da ideia criada no município sul mineiro. Assim como, Leandro, o vereador Bruno Dias (União Brasil), presidente da Escola do Legislativo, também comemora a notícia sobre Pouso Alegre poder contribuir com outros países para a aplicabilidade da educação cidadã.

A autora dos Livros, Madu Macedo, também comentou a conquista da Escola: “fiquei muito feliz ao saber que este trabalho foi selecionado para ser apresentado em Genebra onde estarão presentes vários países”.

A 6ª SAEG é uma realização da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), e ocorrerá na cidade de Genebra/Suíça, em setembro.

--

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias