Nomeação de rua

Data: 06/06/2023 | Autor: Ascom/Karine Pagliarini | Categoria: Notícias da Câmara

Nomeação de rua

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (06), os vereadores de Pouso Alegre aprovaram o Projeto de Lei de autoria do vereador Dionício do Pantano (PSDB), que dispõe sobre a denominação de logradouro público, Rua Francisco Afonso Pereira.

A rua indicada para receber o denominação fica no Distrito de São José do Pantano, com início na Rua Ana Pereira dos Reis.

Francisco Afonso Pereira, nasceu em 01/09/1914, na cidade de Estiva MG. Seu pai era Afonso Fausto Pereira e sua mãe Belizária Pereira dos Reis. Naquela época não havia escola pública e, portanto seu aprendizado “não escolar” foi rudimentar, apenas apreendeu o básico para sua compreensão das letras e dos números.

Apresentou-se pelos lados do São José do Pantano, ainda na adolescência, onde foi trabalhar com seu irmão “Vicente Afonso”, como ajudante e carreiro.

Conheceu sua futura esposa e mãe de seus filhos Nair Afonso Pereira e com ela casou-se em 28/12/1938.

Morando inicialmente no Laranja Azeda, no “Pique Arto”, (morro que é visualizado por todos quando estão se aproximando do São José do Pantano) queria ser comerciante, mas sem deixar de ser lavrador e “carreiro”, pois gostava dos serviços da lavoura.

Construiu um dos primeiros pontos comerciais do bairro São José do Pantano. O “Empório São José”, construção que continua até hoje, no bairro, ao lado da praça. Hoje é o bar do Renato e de sua família.

Gostava de organizar torneios de futebol, com os amigos comprou um terreno para formar o campo de futebol do bairro, para ver o Corinthians ganhar. O campo existe até hoje, agora é da prefeitura.

Enquanto a família ia se formando, ele comprou um caminhão “fordinho 22”, depois outro mais moderno e começou sua jornada de comerciante da estrada. Levava famílias que se mudavam para o Paraná e Goiás, onde numa dessas viagens ajudou no transporte de materiais para o entorno de Brasília, capital que começava a surgir. Conduzia romeiros para Aparecida, no caminhão toldado e bancos de tábuas para Tambaú, e até ajudou no transporte de materiais de construção da Basílica de Aparecida, enquanto esperava o retorno dos romeiros. Também transportava porcos para o porto de Santos para exportação, contratado pelo sr. Ademar Costa.

Já nos anos 60, mudou-se para Pouso Alegre, comprou uma Kombi para se adaptar e poder continuar a transportar as pessoas para Aparecida, e trabalhou como taxista por muitos anos.

Como gostava de se envolver na disputa política, foi eleito vereador pelo

Arena, em Pouso Alegre, representando o bairro São José do Pantano de 1973 até 1976, na chapa com o “Candico” para prefeito.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias