Vereadores aprovam matéria que viabiliza início dos trabalhos para a restauração do “Casarão dos Junqueiras”
Vereadores aprovam matéria que viabiliza início dos trabalhos para a restauração do “Casarão dos Junqueiras”
Tombada pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre devido a sua importância cultural para o município, a Casa dos Junqueiras é o retrato de uma residência de alto padrão do ano de 1927. Em estilo neocolonial, possui largas varandas e 34 cômodos. Localizada na Avenida Abreu Lima, tem uma área construída de cerca de 380m² em um terreno de 680m².
Para valorização da cultura, o local deve passar por restauração. No ano passado, os vereadores de Pouso Alegre, acompanharam a entrega de uma Emenda à Cultura. O valor de R$400.000,00 (quatrocentos mil reais) foi destinado ao município de Pouso Alegre por meio do Deputado Estadual Dr. Paulo. As verbas começaram a ser buscadas quando Rafael Simões estava na chefia do Poder Executivo e fazem parte dos R$600.000,00 (seiscentos mil reais) constantes na abertura de crédito orçamentária aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Pouso Alegre.
O casarão foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de Pouso Alegre no ano de 1999, por meio do Decreto n°2348/99. Na fachada há pinturas que reportam ao leito do Mandu, rio que corta a cidade e era usado por canoeiros que vinham para cá trazendo famílias de imigrantes. Após abrigar, por gerações, os descendentes dos Junqueiras, o casarão se transformou em logradouro do Poder Público Municipal, tendo abrigado, nos anos 90, a sede da Secretaria Municipal de Educação e posteriormente a Secretaria de Bem Estar Social e a Fundação Promenor.