Servidora de Maria da Fé se torna multiplicadora da “Coleção em Miúdos” de PA
Servidora de Maria da Fé se torna multiplicadora da “Coleção em Miúdos” de PA
A Coleção em Miúdos, da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, já é uma antiga referência para que cidades de todo o Brasil desenvolvam a Educação cidadã. Mas, em alguns municípios, servidores de escolas do legislativo se tornam multiplicadores do conteúdo. É o que aconteceu em Maria da Fé.
Rita de Cássia Almeida é diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Maria da Fé, Coordenadora Regional do Polo Sul II do Parlamento Jovem e diretora da Região Sudeste da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo - ABEL. Por ser da diretoria da Abel é muito procurada para auxiliar na criação de escolas legislativas e para implantação de projetos em escolas já existentes.
Com isso, Cássia tem visitado muitas câmaras para ajudar na implantação da disciplina “Educação para a Cidadania” na grade curricular da rede municipal, a exemplo do que fizeram em Maria da Fé numa ação pioneira. “Até então a disciplina era trabalhada nas escolas de forma transversal e não como disciplina semanal obrigatória como fizemos aqui.”
O principal material de estudo, é a Constituição em Miúdos. “Em algumas cidades bem pequenas, como Soledade de Minas, por exemplo, não vamos criar Escola, mas já aprovamos resolução para iniciar esse ano a Gincana Municipal do Saber, com a Coleção em Miúdos. Wenceslau Braz, Carmo de Minas, Jesuânia, Olímpio Noronha, entre outras, também terão os projetos esse ano. Uma alegria imensa para a nossa educação cidadã”, ressalta Cássia.
Ainda segundo a diretora da Escola de Maria da Fé, ela leva às cidades um exemplar de cada livro da Coleção em Miúdos. Orienta sobre a utilização de cada um deles e quais os projetos são possíveis de acontecer a partir das obras. Com isso, tem criado para os municípios as minutas de resoluções de acordo com o que querem implantar.
Com esse trabalho, Maria da Fé também segue se destacando na região. Sediará esse ano a Gincana Regional. “Estou tentando envolver 30 câmaras, pelo menos, na regional. Grande parte delas participará pela primeira vez”, afirmou Cássia. Ela disse ainda, que além dos municípios da região, tem auxiliado algumas assembleias legislativas a incentivarem as câmaras municipais de seus estados a criarem suas escolas legislativas e a realizarem também as gincanas do saber com a Constituição em Miúdos. “A inclusão da disciplina Educação para a Cidadania na grade curricular de cada município é também o que oriento, ressalta.”