Vereador apoia reforço para atendimento às mulheres vítimas de violência no município

Data: 07/03/2023 | Autor: Ascom/ Karine Pagliarini | Categoria: Notícias da Câmara

Vereador apoia reforço para atendimento às mulheres vítimas de violência no município

Segundo divulgado pela Agência Minas, no início do ano, em Minas Gerais, a cada dois dias uma mulher morre vítima de violência doméstica. Em 50% dos casos, as mortes foram causadas por facas, tesouras ou canivetes. São crimes cometidos por maridos, namorados, ex-companheiros, entre outros.

A partir desses números, uma campanha lançada pelo Governo de Minas, no dia 25 de janeiro, convoca a população a “botar tudo em pratos limpos” e reforça que “em briga de marido e mulher” se mete a colher sim. As peças publicitárias estão sendo exibidas em emissoras de rádios e TVs e nas redes sociais.

É para apoiar essas mulheres vítimas de violência que acabam surgindo grupos e associações temáticas. Em Pouso Alegre, existe o Centro Integrado de Apoio a Mulher de Pouso Alegre e Região – Ciampar, uma instituição que trabalha no atendimento dessas vítimas, orientando e aconselhando nas tomadas de decisões.

Nesta segunda-feira (07), duas representantes do Ciampar estiveram com o vereador Bruno Dias (União Brasil). O vereador que já colocou em pauta por algumas vezes a necessidade da criação de uma casa de acolhimento para mulheres violentadas para atender a região de Pouso Alegre, teve a oportunidade de ouvir as demandas que a instituição identifica ao praticar os trabalhos voluntários. Irmã Neuza Madureira e Irmã Heloísa, apresentaram ao vereador o que seria ideal para um trabalho de acolhimento provisório.

Empenhadas na causa há décadas, as irmãs conversaram com o vereador para buscar informações sobre como tornar efetivo o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, criado no ano de 2005. Segundo o vereador Bruno já apurou, uma equipe técnica, da pasta responsável, realiza uma revisão da legislação dos conselhos e logo a pauta poderá ser debatida de forma mais objetiva.

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias