Lei em prática: De Pouso Alegre, Constituição em Miúdos é colocada na matriz curricular das escolas de Sergipe
Lei em prática: De Pouso Alegre, Constituição em Miúdos é colocada na matriz curricular das escolas de Sergipe
Referência por todo o Brasil, a obra Constituição em Miúdos, desde a sua publicação em 2015, colabora para a educação cidadã de milhares de crianças. Trata-se de um livro que traduz a Constituição Federal em linguagem acessível.
A Assembleia Legislativa de Sergipe foi uma das Casas Legislativas que entrou para o time de adeptos à educação cidadã. Em 2021 o Estado aprovou Lei que dispõe sobre a inclusão do estudo da Constituição Federal como conteúdo transversal da matriz curricular da educação básica de todo o estado, por meio da obra Constituição em Miúdos. Hoje, um ano após a aprovação da Lei, já é possível medir os resultados.
Em agosto desse ano a Diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Emanuela Barretto e a autora das obras da Coleção em Miúdos, Madu Macedo, realizaram uma capacitação para toda a rede educacional do estado de Sergipe na Assembleia Legislativa. “O principal objetivo foi de sensibilizar a respeito da importância do projeto e a grandiosidade da criatividade e pedagogia que cada um possui para adaptar o projeto na sua realidade e com a inovação necessária”, disse Emanuela.
Emanuela ainda destaca que “desde então, diversos projetos foram desenvolvidos, gerando ótimos frutos e resultados para a educação cidadã dos estudantes, devido ao empenho e a dedicação dos professores e o envolvimento da Escola do Legislativo de Sergipe, dirigida pela Diretora Isabela Mazza”.
Destaca-se dentre as atividades o projeto “Pacato cidadão, cadê a sua participação?, desenvolvido pela Professora Maruse, do Cento de Excelência Francisco Rosa dos Santos, com 450 alunos do Ensino Médio, que participaram da feira de exposição do trabalho realizada no dia 13 de dezembro. A feira contou com debates e apresentações dos próprios alunos, levando informações e conscientização, por meio de reflexões sobre a importância da participação na política e os reflexos para a efetividade dos direitos em suas vidas, além do controle realizado pelo cidadão com relação a gestão pública.
A Escola do Legislativo de Pouso Alegre é presidida pelo vereador Igor Tavares (PSDB), que já ocupou uma cadeira como estudante na Escola do Legislativo e comemora a boa repercussão das atividades.
Atualmente, a Escola trabalha uma coleção de obras, que está disponível para ser partilhada com todos os interessados, é a Coleção em Miúdos composta pelos seguintes livros: A Constituição em Miúdos criada em 2015, a Cartilha de atividades criada em 2017, a Constituição em Miúdos II criada em 2018, a Maria da Penha em miúdos criada em 2019, o ECA em Miúdos criado em 2021 e o Estatuto da Igualdade Racial em miúdos criado em 2022.