Comissão que revisa Lei Orgânica cria estratégia de estudos para agilizar processo
Comissão que revisa Lei Orgânica cria estratégia de estudos para agilizar processo
Além dos vereadores escolhidos por proporcionalidade partidária para estudarem a reformulação da Lei Orgânica Municipal, a Comissão criada na Câmara conta com o apoio de uma equipe técnica formada por analistas e advogados. Desde o início das atividades, esta equipe, que tem encontros periódicos, definiu por uma divisão dos trabalhos. São centenas de páginas e artigos da Lei Orgânica que precisam ser analisados. A comparação de princípios, correção de termos e expressões, entre outras medidas devem ser adotadas.
Nesta quinta-feira (15), a Comissão se reuniu mais uma vez para conversar sobre o andamento das atividades. O documento final deve ser apreciado também por órgãos externos, como conselhos municipais.
O presidente da Comissão, vereador Bruno Dias (União Brasil), comentou sobre o formato do relatório que será utilizado para a realização do trabalho, destacando que “o formato escolhido permite com que todos os membros da Comissão possam acompanhar, em tempo real, aquilo que está sendo realizado por todo o grupo”.
O relator da Comissão, vereador Igor Tavares (PSDB) disse que “o trabalho avançou bastante” e que “vereadores e servidores técnicos se dividiram em duplas para a realização dos estudos”. Ele também ressaltou que o documento encaminhado pelo Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal para auxiliar os trabalhos já foi lido pela Comissão.
A próxima reunião é esperada para o dia 26 de janeiro e o estudo deve ser concluído apenas em 2023, quando um relatório final deve ser apresentado pela Comissão ao plenário da Câmara Municipal.
A Comissão:
A Câmara Municipal de Pouso Alegre definiu no dia 24 de outubro a formação da Comissão para realizar a reformulação da Lei Orgânica do município. De lá pra cá, vereadores e corpo técnico da Câmara envolvidos na atividade se desdobram nos estudos.
O vereador Bruno Dias (União Brasil) é presidente da Comissão, enquanto a 1º vice-presidência está com o vereador Arlindo da Motta Paes (PTB). Já a relatoria da Comissão está com o Presidente da Escola do Legislativo, vereador Igor Tavares (PSDB) e a 1º e 2º secretarias estão respectivamente com Odair Quincote (Patriota) e Dr. Edson (Cidadania).