“Carna PA” é assunto na tribuna da Câmara

Data: 13/04/2011 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

“Carna PA” é assunto na tribuna da Câmara

Vereadores de Pouso Alegre comentam a realização de eventos do município e apresentam fotos de diversos locais da cidade que precisam de melhorias.

Um dos assuntos debatidos pelos vereadores de Pouso Alegre, durante o uso da tribuna na

última sessão ordinária (12), foi a realização do carnaval fora de época, o “Carna PA”. Alguns vereadores também apresentaram fotos de alguns locais do município que precisam de melhorias, como praças de esporte, estradas da zona rural e residências do bairro São Geraldo.

A duplicação da ponte perto do trevo que dá acesso ao bairro Belo Horizonte foi um dos assuntos abordados pelo vereador Oliveira Altair (DEM). De acordo com Oliveira, já foi liberada a verba para realização da obra e os moradores do bairro estão cobrando a duplicação da ponte, já que é uma questão de segurança para eles.

Para Oliveira é inadmissível fechar uma via pública para que seja realizado um carnaval fora de época. O vereador disse que não é contra os eventos, mas é necessário construir um local apropriado para shows no município. Oliveira leu uma carta de um morador do bairro São Geraldo que reclamava do barulho do evento.

O dia do jornalista foi lembrado pela vereadora Dulcinéia Costa (PV), que parabenizou os profissionais da área que trabalham de forma ética. A vereadora comentou o crescimento de vagas para crianças nas creches municipais, bem como a construção de novas creches. A vereadora apresentou fotos de residências do bairro São Geraldo afetadas pelas enchentes, que precisam de reformas.

Sobre o “Carna PA”, Dulcinéia afirmou que é necessária a construção de um local adequado para realização de eventos, mas que durante anos, Pouso Alegre ficou sem receber shows e festas de grande porte. Ela disse ainda que muitas famílias apoiam as festas, pois assim, seus filhos não enfrentam estradas em busca de eventos nas cidades vizinhas.

O vereador Laércio Poteiro (PTB) apresentou, aos telespectadores da TV Câmara e aos presentes no Plenário, fotos da quadra de esporte do bairro São Cristovão que se encontra em condições precárias. Laércio cobrou também,

a verba que deveria ser destinada à construção de reformas de áreas de lazer e esporte.

Láercio falou também sobre a palestra realizada na noite desta terça-feira na Comunidade Batista para debater o bullying. Em 2010 foi apresentado um projeto de lei de autoria do vereador, que visa prevenir e combater o bullying nas escolas da rede pública e privada.

O vereador Fabrício Machado (PT) falou sobre o curso de libras que está sendo realizado na Câmara Municipal de Pouso Alegre, através da Escola do Legislativo. O curso teve início na manhã desta terça-feira no Plenário da Câmara e conta com a participação de mais de 30 alunos. Fabrício também disse que muitas obras não seguem as normas da ABNT, como a construção de rampas.

Fabrício apresentou ao público presente fotos das estradas da zona rural e cobrou algumas medidas do secretário de Agricultura. Para Fabrício, é preciso que toda a zona rural seja melhorada. Ele afirmou que algumas pessoas não podem ser prejudicadas por questões políticas.

Sobre os eventos realizados no município, o Presidente da Casa, vereador Moacir Franco (PTB), afirmou que é preciso considerar que Pouso Alegre ainda não possui um local adequado para realização de eventos. Para Moacir Franco é preciso polarizar a cidade tanto no setor econômico como no lazer, a fim de que Pouso Alegre possa acompanhar o crescimento de cidades que investem no lazer.

Sobre o projeto de lei referente ao Estatuto do Servidor, Moacir Franco disse que os vereadores, juntamente com representantes dos servidores e do Executivo, estão debatendo algumas mudanças no projeto, para que se possa chegar a um acordo e colocá-lo para apreciação.

O vereador Hélio da Van (PT) parabenizou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano pelo trabalho voltado para as questões sociais. Para Hélio é a primeira vez que o município conta com esse tipo de políticas públicas.

Hélio da Van informou que a Administração Pública irá visitar o bairro São João nesta quarta-feira (13), assim como fez no São Geraldo. Hélio disse que é importante esse contato direto do Prefeito com a população. O vereador voltou a cobrar algumas promessas de melhorias não cumpridas no barro São João.

Sobre o evento realizado no último final de semana, “Carna PA”, o vereador Raphael Prado (DEM), disse que o carnaval é a maior festa cultural do Brasil e que o “Carna PA” proporciona oportunidades para

quem não pode ir até Salvador. De acordo com o vereador, o evento é bom economicamente para o município.

Prado comentou que em Porto Alegre, há um kiosque da Câmara localizado no Mercado Municipal, aos sábados, para atender a população que não pode comparecer à Casa de Leis durante os dias úteis. O vereador sugeriu a ideia para Pouso Alegre.

De acordo com o vereador Paulo Henrique Pereira Alves (PT), a aprovação do Estatuto do Servidor irá melhorar as condições de trabalho dos servidores municipais e fará com que eles se sintam mais estimulados. Paulo Henrique pediu que o projeto seja apreciado pela Casa.

Outra observação feita pelo vereador foi sobre o projeto de atualização de multas do município. Para Paulo Henrique é preciso ampliar de recursos financeiros através aprovação de projetos. Ele disse que embora Pouso Alegre tenha potencial de crescimento, é preciso salientar que o município arrecada menos que suas cidades vizinhas.

A vereadora Rogéria Ferreira (PMDB) informou que os projetos em tramitação na Casa estão sendo analisados e estudados e que o Estatuto do Servidor ainda gera algumas dúvidas sobre os benefícios e privilégios oferecidos aos servidores municipais. Rogéria disse que os vereadores estão se reunindo com o Executivo para que se possa chegar a um acordo.

Outro assunto abordado pela vereadora, foi o fato das crianças moradoras do bairro Fazenda Grande não comparecerem à escola do Cruz Alta por falta de transporte. Segundo Rogéria, o automóvel da secretaria de Educação está quebrado e por isso, não está buscando às crianças para levá-las à escola.

ASCOM/Leidiana Palma

← Voltar para a lista de notícias