PROMEDULA: Câmara aprova em 1º turno PL que institui Programa de Incentivo à doação de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário
PROMEDULA: Câmara aprova em 1º turno PL que institui Programa de Incentivo à doação de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário
Apreciado em 1º turno, o plenário da Câmara de Pouso Alegre aprovou o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Incentivo à doação de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário. A matéria é de autoria do vereador Miguel Junior Tomatinho (PSDB).
A matéria que ainda deve passar pelo segundo turno na Câmara, tem a intenção de estimular a doação voluntária de medula óssea e do sangue do cordão umbilical e placentário, visando a ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis. Outro objetivo segundo o vereador Miguel é “informar, sensibilizar, conscientizar e difundir a necessidade da existência de doadores de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário, além de desenvolver atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores, para profissionais da área da saúde, especialmente aos que atuam nas unidades de obstetrícia, oncologia e no Programa de Saúde da Família”.
A redação do PL ainda fala sobre a necessidade de alertar o doador cadastrado para a importância de manter os dados atualizados no referido cadastro e efetivamente comparecer para realizar a doação, quando chamado a fazê-la.
Para a consecução dos objetivos do Programa – PROMEDULA, poderão ser promovidas as atividades didáticas e informativas, além de parcerias entre o Poder Público Municipal e outros órgãos governamentais, organizações e empresas privadas, com intuito de orientar e conscientizar sobre a importância da doação de medula óssea e de sangue do cordão umbilical e placentário.