Câmara incentiva doação de medula óssea

Data: 06/04/2011 | Autor: Câmara Municipal | Categoria: Notícias da Câmara

Câmara incentiva doação de medula óssea

Vereadores de Pouso Alegre se sensibilizam com história de Renata e apoiam a doação de medula óssea.

No início da sessão ordinária desta terça-feira (05), Renata do Couto

Rosa Ribeiro esteve na Câmara Municipal de Pouso Alegre para fazer uso da tribuna livre.

Renata tem 27 anos, luta contra o câncer há seis anos e ainda não encontrou um doador compatível. Há três, ela trabalha como voluntária na busca por doadores de medula óssea.

Durante sua fala, Renata apresentou, aos presentes e aos telespectadores da TV Câmara, um vídeo fornecendo informações sobre a doação da medula óssea, como são feitos os procedimentos e as dificuldades em encontrar um doador compatível. Ela apresentou ainda imagens que contavam a sua história.

De acordo com o vídeo apresentado, o transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Esse processo consiste na substituição de uma medula óssea doente por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

O vídeo mostrou ainda que para realizar um transplante de medula é necessário que haja uma total compatibilidade entre doador e receptor. A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes a partir de amostras de sangue. As chances de encontrar um doador entre irmãos é de 25%, por isso a maioria das vezes se torna necessário buscar um doador fora de casa.

Como ser um doador

Os doadores devem ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá ir até o hemocentro de sua cidade, onde será feita a coleta de uma amostra de sangue. As informações são inseridas no cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada.

O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral e peridural, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.

Hemocentro Regional de Pouso Alegre

Rua Comendador José Garcia, 846

Pouso Alegre - MG

Contato: 3449-9900

De segunda à sexta das 7h30 às 12h

ASCOM/Leidiana Palma

← Voltar para a lista de notícias