Consciência Negra: Câmara lembra dia municipal das religiões afro-brasileiras e Novembro Afro-Brasileiro
Consciência Negra: Câmara lembra dia municipal das religiões afro-brasileiras e Novembro Afro-Brasileiro
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra integra desde 2011 o calendário oficial brasileiro. Mas o dia 20 de novembro ainda não é feriado nacional, apesar de várias cidades e estados pelo país já darem essa condição para a data em que morreu o líder Zumbi dos Palmares. Em Pouso Alegre, a data é feriado desde 2016.
Além disso, de autoria do vereador Bruno Dias (União Brasil), a Câmara de Pouso Alegre aprovou em 2019 a proposta que criou o dia municipal da Umbanda, candomblé e demais religiões afro-brasileiras no município. A data é celebrada anualmente no dia 15 de novembro e integrara o Calendário Oficial de Eventos do Município.
Também em 2019, a Câmara criou o mês “Novembro Afro-Brasileiro”, dedicado a ações nas áreas de arte, educação e cultura afro-brasileiras.