Álbum e Revista celebram o Centenário de Alexandre de Araújo na 16ª Primavera dos Museus

Data: 27/09/2022 | Autor: Museu | Categoria: Notícias do Museu

Álbum e Revista celebram o Centenário de Alexandre de Araújo na 16ª Primavera dos Museus

Um público estimado em 500 pessoas prestigiou as atividades da 16ª Primavera dos Museus promovida pelo Museu Tuany Toledo, da Câmara de Pouso Alegre, de 19 a 24 de setembro de 2022. O evento, que foi realizado em museus de todo o país, teve como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. No Museu Tuany Toledo, a semana foi uma oportunidade para celebrar os 100 anos de nascimento do fundador da instituição, Alexandre de Araújo.

Um dos momentos mais aguardados deste ano foi o lançamento da 5ª edição do Álbum de Figurinhas, que aconteceu na tarde do dia 19, durante a abertura do evento. Em comemoração ao Centenário de Alexandre, essa edição especial foi distribuída gratuitamente ao público visitante e às instituições que participaram de visitas guiadas ao Museu durante a semana: Escola Estadual Virgília Paschoal, Colégio Intelecto e SESC Pouso Alegre.

O Álbum continuará disponível gratuitamente para todos os visitantes, que, além de colecionar as figurinhas, poderão acompanhar, através de

uma linha do tempo, os principais momentos da vida de Alexandre, junto a fatos que marcaram a história do Brasil e do mundo ao longo dos últimos 100 anos.

A emoção se fez presente na tarde de sábado, 24 de setembro, quando o público participou do lançamento da Revista Centenário, marcando o fim da 16ª Primavera dos Museus. A equipe do Museu iniciou o evento apresentando a Revista Centenário, que reúne parte da história de Alexandre em textos e fotos,

compondo uma narrativa de amor e dedicação ao Museu e à história de Pouso Alegre

. Produzida pela equipe do Museu, que trabalhou na elaboração desse material ao longo de dois anos, a Revista é uma publicação que também poderá servir como referência histórica para o público.

Durante o lançamento da Revista Centenário, Léo Guimarães, da Academia Pouso-alegrense de Letras, apresentou o poema "Centenário de um sonhador", de sua autoria, dedicado ao fundador do Museu. Na sequência, o presidente da Câmara, vereador Reverendo Dionísio Pereira, entregou a Revista a Émerson e Patrícia de Araújo, filho e nora de Alexandre, e a José Antônio Rodrigues e Nicolina Jordão, ex-servidores da Câmara que trabalharam com Araújo. Ao fazer uso da palavra, o presidente exaltou a importância do sonho e do trabalho de Alexandre pela preservação da história de Pouso Alegre através do Museu.

No final do lançamento da Revista, o público se encantou com as apresentações de dança da AVIDA (Associação de Valorização e Integração dos Deficientes Ativos), e todos foram presenteados com a Revista Centenário e o novo Álbum de Figurinhas, publicações do Museu que homenageiam o legado de Alexandre de Araújo, bem como a exposição comemorativa que esteve no hall da Câmara Municipal durante toda a semana.

Baixe gratuitamente a versão digital da Revista Centenário:

https://drive.google.com/file/d/1QG0UGS7NmJEkNltGg01s36ICSh8_ejVe/view?usp=sharing

Confira a cobertura da 16ª Primavera dos Museus no Museu Tuany Toledo:

https://youtube.com/playlist?list=PLmPGxA-_eKlg-2tOhRxfTXWLoCqVVBsRv

Assista ao vídeo que conta a história de Alexandre de Araújo:

https://youtu.be/e1ub8bN_MSs

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias