Museu celebra o Centenário de seu fundador

Data: 19/04/2022 | Autor: | Categoria: Notícias do Museu

Museu celebra o Centenário de seu fundador

Há 100 anos, no dia 17 de abril de 1922, uma quinta-feira, às 5h da manhã, nascia Alexandre de Araújo, filho de Sebastião e Maria Luiza de Araújo. Naquele momento, Pouso Alegre ganhava um de seus filhos mais amados e ilustres. Décadas depois, Alexandre de Araújo se tornaria o fundador do Museu Histórico Municipal Tuany Toledo, dedicando-se à causa da preservação e difusão de nossa história.

Quando criança, Alexandre estudou no Grupo Escolar Monsenhor José Paulino, na escola de Dona Zequinha Wolf e Dona Carlinda e no Ginásio São José. Dos 12 aos 16 anos, trabalhou na Casa Araújo, de propriedade do pai, que fazia serviços de tipografia, encadernação e livraria.

De 1939 a 1941, Alexandre serviu ao Exército em Pouso Alegre e em Olinda (PE), Pernambuco.

Morou no Rio de Janeiro, em Juiz de Fora e em Belo Horizonte, onde trabalhou em algumas empresas. Foi funcionário do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) e também trabalhou como gerente da Rádio Clube PRJ-7 e do Cine Glória.

Em 1964, Alexandre de Araújo foi convidado, para ocupar o cargo de secretário executivo da Câmara Municipal de Pouso Alegre, assessorando presidentes e vereadores.

Em 1965, promoveu uma exposição de fotos, objetos e documentos históricos relacionados a Pouso Alegre, nas vitrines da Casa Vitale, na Avenida Dr. Lisboa, para comemorar o aniversário da cidade.

Por solicitação de Alexandre, a Câmara Municipal criou, no dia 21 de maio de 1984, a Galeria para Exposição de Documentos, Fotos e Antiguidades de Pouso Alegre, inaugurada em 15 de outubro daquele ano no piso superior do prédio da Câmara, na Rua Adalberto Feraz. Em 1985, a Galeria recebeu o nome de Tuany Toledo e, em 1990, passou a ser denominada Museu Histórico Municipal Tuany Toledo.

Alexandre de Araújo foi casado com Leonor Rocha com quem teve três filhos: Wanderley, Lúcia Helena e Émerson.

Faleceu em Pouso Alegre no dia 15 de janeiro de 2014. Em sua homenagem, foi criado no Museu, em 2015, o Memorial Alexandre de Araújo.

Alexandre se eternizou na memória dos pouso-alegrenses e visitantes do Museu, por meio de um legado de valor inestimável e de uma história que continua.

Dando início às comemorações, a equipe realizou o Café com Memórias “Centenário de Alexandre de Araújo” através do canal no Youtube no dia 18 de abril. Os participantes conheceram muitas curiosidades sobre a vida do criador do Museu. Clique no link para assistir:

https://youtu.be/dioGOIxI28g

.

A partir de 18 de abril, os visitantes do Museu poderão assistir a um vídeo, junto ao Memorial Alexandre de Araújo, com gravações feitas entre 2011 e 2012 em que Alexandre narra memórias de fatos marcantes de sua vida e do cotidiano de Pouso Alegre do seu tempo de juventude. Visite o Museu de segunda a quinta das 12h às 18h, sexta das 8h às 14h e sábado das 10h às 16h e confira!

Imagens da Notícia:

← Voltar para a lista de notícias