Câmara aprova criação de equipe multiprofissional e assegura funcionamento efetivo da UPA – 24h no centro da cidade
Câmara aprova criação de equipe multiprofissional e assegura funcionamento efetivo da UPA – 24h no centro da cidade
A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou em única votação a criação de vagas para compor a equipe profissional da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h – Daísa de Paula Simões.
A contratação temporária, no quadro da Administração Direta, junto a Secretaria Municipal de Saúde, é para os cargos de: Médico Clínico Geral Responsável Técnico; Enfermeiro Responsável Técnico; Médico Clínico Geral Pronto Atendimento; Médico Pediatra Pronto Atendimento; Médico Radiologista/Ultrassonografista; Enfermeiro Pronto Atendimento; Auxiliar Administrativo Pronto Atendimento; Auxiliar de Serviços Gerais Pronto Atendimento.
A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência — SAMU 192, a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, a fim de possibilitar o melhor funcionamento da Rede de Atenção às Urgências — RAU, sendo considerada uma das portas de entrada do usuário ao atendimento em serviços de saúde.
A Unidade teve suas obras concluídas no início de 2020 e passou a funcionar inicialmente como Hospital de Campanha para tratamento de casos de síndrome respiratória durante a pandemia da Covid19, objetivando concentrar em um único local os casos que podiam vir a ter relação com o contágio pelo Coronavírus.
Com o advento da vacina e a redução expressiva nos casos de Covid-19, comparados ao início da pandemia, ela já se encontra funcionando como Unidade de Pronto Atendimento — UPA, ininterruptamente por 24 horas e em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos.
O local é considerado uma Unidade de Pronto Atendimento de Porte Il, por estar localizada em um território que contem de 100.001 a 200.000 habitantes, contém 11 leitos clínicos e 03 leitos de urgência e emergência.
Com a aprovação da matéria pelos vereadores, fica criada e torna possível, a manutenção periódica de uma equipe assistencial multiprofissional com quantitativo de profissionais compatível com a necessidade de atendimento do local, trazendo resultados efetivos para o bom atendimento ao público.
